Universitários cobram inauguração da Fatec em Cruzeiro

Estudantes protestam contra falta de estrutura e professores em espaço improvisado na ETC da cidade

Fatec Cruzeiro (3)
Engenheiros e assistentes de direção discutem detalhes dos acabamentos finais; prédio é prometido para primeiro semestre de 2016 (Foto: Institucional)

Lucas Barbosa
Cruzeiro

O atraso na entrega do novo prédio da Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo) de Cruzeiro vem revoltando universitários que se dizem prejudicados diariamente pela falta de salas de aula adequadas, nas dependências improvisadas da ETC – Escola de Tecnologia. Além de problemas estruturais, estudantes denunciam a falta de professores.
Anunciada em 2011 pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), a construção da faculdade com investimento de R$ 11,6 milhões encheu de esperança centenas de moradores da região, já que a Fatec é considerada o quarto maior centro universitário do Estado e, de acordo com estatísticas, nove de cada dez alunos que se formam, já saem empregados.
O terreno doado pela Prefeitura, também em 2011, possui cerca de 9 mil m² e fica localizado próximo ao Centro Cultural Rotunda, na Vila Paulista. A escola contará com quase 5 mil m² construídos, divididos em três pavilhões.
O prédio, que de acordo com o cronograma deveria ter sido entregue no início deste segundo semeste, deveria abrigar os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Eventos e Gestão da Produção Industrial. Diante a demora na conclusão da obra, as aulas desde o início do ano estão sendo ministradas nas dependências da ETEC (Escola de Tecnologia) Prof. José Sant’ana de Castro.
Uma aluna do curso de Eventos, que preferiu não se identificar, descreveu o descontentamento das dezenas de alunos da Fatec. “Desde o começo do ano fomos informados que as aulas seriam no prédio novo, mas aí depois de alguns meses falaram que ficaríamos na ETEC só um semestre, o que não ocorreu. Infelizmente estamos tendo as aulas em laboratórios que mal comportam os alunos”.
A universitária criticou ainda a postura da diretoria da Fatec diante o problema. “A faculdade vem como uma advogada do Governo, arrumando sempre uma justificativa diferente. Uma hora faltam alguns detalhes técnicos, na outra falam que estão dependendo da agenda do governador para inaugurar, e a nova agora é culpar a EDP Bandeirante pelo atraso nas instalações elétricas”.
Além dos problemas estruturais, os universitários reclamam da falta de professores. “Iniciamos o segundo semestre sabendo que não teríamos professores para duas matérias. Eles disseram que antecipariam algumas aulas para que quando esses professores chegassem tivessem várias vagas para eles reporem. Ficamos sabendo que dia 18 de setembro saiu a autorização do governo para a contratação, mas até agora nenhum docente foi contratado”, finalizou a denunciante.

Resposta – Em nota oficial, a Fatec ressaltou que assim como os alunos, a direção da entidade é a principal interessada na entrega do prédio. A diretoria afirmou que a obra ainda está em execução, e o prédio precisa ser oficialmente entregue pela construtora para o Centro Paula Souza, mantenedora das FATECs, já que sem este trâmite não é possível ocupar o local.
A previsão é que a Fatec seja entregue no primeiro semestre de 2016.
Em relação à contratação de docente, a diretoria explicou que tem ‘dispendido todos os esforços nesse sentido e já estamos homologando vários concursos, inclusive o de cerimonial, mas, como disse, isso obedece todo um protocolo que transgride à nossa vontade’.
Solução – Durante entrevista à mídia regional, no último dia 8, a prefeita Ana Karin Andrade (PRB) revelou que tentará se reunir nas próximas semanas com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para que seja avaliada a possibilidade da faculdade ser inaugurada ainda este mês.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?