Quatro candidatos lutam por mandato-tampão em Canas
Eleitores são convocados para eleição extraordinária em 8 de novembro
Da Redação
Canas
A menos de um mês para a eleição suplementar em Canas que vai eleger o novo prefeito, o registro para as candidaturas terminou no último dia 8 e quatro candidatos disputarão o pleito. O prazo para impugnação foi encerrado na última quarta-feira. Foram registradas as candidaturas de Chico Mineiro (PTdoB), Chico da Plast Canas (Solidariedade), Gustavo Zanin (PTB) e Lucemir do Amaral (PSDB).
Segundo a chefe da 68ª Zona Eleitoral de Lorena, Priscila Gonçalves, só poderão votar os domiciliados em Canas até 10 de junho deste ano. “Os que tiraram o título recentemente, nesta eleição não vão poder participar. Mas é bom que já vão providenciando para a eleição do ano que vem”.
A propaganda eleitoral está permitida de 9 de outubro a 5 de novembro. No rádio e na televisão, o período da propaganda gratuita será de 22 de outubro a 5 de novembro. Só estarão aptos a votar, os eleitores inscritos no município até 10 de junho.
O procedimento para a votação, no dia 8 de novembro, será o mesmo de eleições municipais. Os colégios eleitorais serão abertos às 8h e a votação encerrada às 17h.
A diplomação pela Justiça Eleitoral será realizada até o dia 11 de dezembro. Já a posse, que é de responsabilidade da Câmara, será feita no dia 1º de janeiro de 2016. Priscila afirmou que caso o Legislativo deseje adiantar a posse, poderá ser feito. “Desde que ele receba a posse, pela Câmara, em doze de dezembro, ele pode iniciar as atividades”.
Entenda – Em 15 de setembro, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) divulgou a resolução que define a data para a eleição em Canas. Em janeiro de 2014, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de Rinaldo Benedito Thimóteo Zanin (PDT), o Naldinho, e de seu vice Redmilson Artur Quintas (PT), eleitos em 2012, por abuso de poder econômico e político, o que impede que eles disputem o pleito por oito anos.
Desde então, a cidade é administrada pelo ex-presidente da Câmara, Lucemir do Amaral (PSDB).
Desconfiados e indecisos cobram ação do futuro prefeito
Da Redação
Canas
Enquanto os candidatos se desdobram para dar força às candidaturas à Prefeitura de Canas, os eleitores não parecem tão motivados com a eleição fora de época. Nas ruas a preocupação não é com o “quem”, mas sim “o que” será feito em um ano de mandato.
A cassação de Rinaldo Zanin, o Naldinho (PDT), colocou uma interrogação na cabeça do morador de Canas. A cidade, de apenas 22 anos, é foco de várias acusações de irregularidades nas administrações anteriores e aposta no crescimento turístico com base na construção da sede da Renovação Carismática, às margens da Rodovia Presidente Dutra.
Enquanto o projeto religioso não é implantado, os eleitores cobram projetos de quem tem interesse em ocupar a cadeira do Executivo, a partir do dia 1º de janeiro (leia texto nesta página).
Parte ainda tenta se decidir entre os quatro candidatos: Chico Mineiro (PT do B), Chico da Plast Canas (SD), Gustavo Zanin (PTB) e Lucemir do Amaral (PSDB). Mas mesmo quem já se decidiu, não esconde a desconfiança. Nesta quarta-feira (14), a reportagem do Jornal Atos foi às ruas da cidade descobrir o que a população quer do novo prefeito.





