Quatro candidatos lutam por mandato-tampão em Canas

Eleitores são convocados para eleição extraordinária em 8 de novembro

Da Redação
Canas

A menos de um mês para a eleição suplementar em Canas que vai eleger o novo prefeito, o registro para as candidaturas terminou no último dia 8 e quatro candidatos disputarão o pleito. O prazo para impugnação foi encerrado na última quarta-feira. Foram registradas as candidaturas de Chico Mineiro (PTdoB), Chico da Plast Canas (Solidariedade), Gustavo Zanin (PTB) e Lucemir do Amaral (PSDB).

Segundo a chefe da 68ª Zona Eleitoral de Lorena, Priscila Gonçalves, só poderão votar os domiciliados em Canas até 10 de junho deste ano. “Os que tiraram o título recentemente, nesta eleição não vão poder participar. Mas é bom que já vão providenciando para a eleição do ano que vem”.

A propaganda eleitoral está permitida de 9 de outubro a 5 de novembro. No rádio e na televisão, o período da propaganda gratuita será de 22 de outubro a 5 de novembro. Só estarão aptos a votar, os eleitores inscritos no município até 10 de junho.

O procedimento para a votação, no dia 8 de novembro, será o mesmo de eleições municipais. Os colégios eleitorais serão abertos às 8h e a votação encerrada às 17h.

A diplomação pela Justiça Eleitoral será realizada até o dia 11 de dezembro. Já a posse, que é de responsabilidade da Câmara, será feita no dia 1º de janeiro de 2016. Priscila afirmou que caso o Legislativo deseje adiantar a posse, poderá ser feito. “Desde que ele receba a posse, pela Câmara, em doze de dezembro, ele pode iniciar as atividades”.

Entenda – Em 15 de setembro, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) divulgou a resolução que define a data para a eleição em Canas. Em janeiro de 2014, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de Rinaldo Benedito Thimóteo Zanin (PDT), o Naldinho, e de seu vice Redmilson Artur Quintas (PT), eleitos em 2012, por abuso de poder econômico e político, o que impede que eles disputem o pleito por oito anos.

Desde então, a cidade é administrada pelo ex-presidente da Câmara, Lucemir do Amaral (PSDB).

 

Desconfiados e indecisos cobram ação do futuro prefeito

Da Redação
Canas

Enquanto os candidatos se desdobram para dar força às candidaturas à Prefeitura de Canas, os eleitores não parecem tão motivados com a eleição fora de época. Nas ruas a preocupação não é com o “quem”, mas sim “o que” será feito em um ano de mandato.

A cassação de Rinaldo Zanin, o Naldinho (PDT), colocou uma interrogação na cabeça do morador de Canas. A cidade, de apenas 22 anos, é foco de várias acusações de irregularidades nas administrações anteriores e aposta no crescimento turístico com base na construção da sede da Renovação Carismática, às margens da Rodovia Presidente Dutra.

Enquanto o projeto religioso não é implantado, os eleitores cobram projetos de quem tem interesse em ocupar a cadeira do Executivo, a partir do dia 1º de janeiro (leia texto nesta página).

Parte ainda tenta se decidir entre os quatro candidatos: Chico Mineiro (PT do B), Chico da Plast Canas (SD), Gustavo Zanin (PTB) e Lucemir do Amaral (PSDB). Mas mesmo quem já se decidiu, não esconde a desconfiança. Nesta quarta-feira (14), a reportagem do Jornal Atos foi às ruas da cidade descobrir o que a população quer do novo prefeito.

1
“Eu tenho um candidato definido, porque acho que não deve mudar. Mas tem coisas pra fazer na cidade. A primeira coisa a fazer é na saúde. Temos um posto bem precário pra atender o povo e mais algumas coisas que tem que fazer pra melhorar o atendimento, que está fraco”. – Sebastião Ferreira Gomes, 42 anos, Vila Bela, operador de máquina
2
“Eu já sei em quem eu vou votar. Acho que Canas tem que mudar quase tudo, porque a cidade não tem nada. Pra não falar que não tem nada, a saúde está boa, porque tem remédio e médico. Esse prefeito que está fazendo as coisas. Deveria até ficar esse tempo”. – Edna Buzzato Gomes, 66 anos, Centro, aposentada
3
“Eu ainda não sei em quem que eu vou votar. Sou nascido aqui e não consigo ver quem destes daí vai fazer alguma coisa. A saúde pode melhorar, mas tem muitas ruas aqui que tem que melhorar. O prefeito vai ter muita coisa, mas vai depender dele, né?” – Olavo Galvão de Andrade, 68 anos, Centro, aposentado
4
“Já tenho quem votar, porque sei que vai fazer. Ele tem que fazer tudo que ninguém fez até agora. Tem uma escola aqui, dividida em dois, municipal e estadual, se tiver um problema, não tem pra onde mandar aluno. Não tem hospital, cemitério, policiamento. Quem entrar, tem que fazer”. – Cesar Donato, 62 anos, Centro, funileiro
5
“Eu tenho um nome, mas acho que nem deveria ter a eleição. Não está 100%, mas está melhor que antes. Tem que arrumar primeiro é a educação, que está uma b… É professor dando em cima de aluno, aluno em cima de professor, muita briga, um baita desrespeito”. – Sabriny Sthephanie Honoráto, 18 anos, Centro, estudante
6
“Ainda não tenho um candidato, porque é tudo muito recente. O que tem que fazer é melhorar a saúde de Canas. Melhorar o atendimento, ter mais médicos. Fora isso, acho que seria bom fazer uma rodoviária para melhorar o acesso e também quem precisa viajar”. – Carlos Cesar, 58 anos, Alto do Cruzeiro, aposentado

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?