Empresários focam programas turísticos na região

Grupo tem proposta de investir na divulgação de trabalhos para atrair turistas para eventos e projetos

Aparecida Basílica (2) - Arquivo Atos
A Basílica de Aparecida, principal monumento do turismo religioso da região; cidade é considerada âncora do movimento (Foto: Institucional)

Da Redação
Região

A proposta de fazer do turismo a saída para o Vale do Paraíba contra a crise que assola o País levou um grupo de empresários a colocar em prática um projeto para organizar e alavancar o setor. O Vale da Fé Convention and Visitors Bureau (VFCVB) tenta atrair o investimento para a região, com foco em eventos de grande porte.

O grupo contempla projetos de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Guaratinguetá, Lorena, Roseira e Potim.

De acordo com o VFCVB, a ideia é alavancar o turismo, divulgando números, a estrutura, qualidades, serviços e atrativos turísticos para atrair os principais eventos do país e do mundo.

Entre as propostas, o grupo quer criar ferramentas para facilitar o acesso dos turistas à região, como serviços ligados a restaurantes, hotéis, transporte, agências e guias.

O grupo destacou que características como história, cultura, gastronomia e religiosidade são essenciais para tornar a região mais atraente, não só aos finais de semana.

Além de empresários, o trabalho, inédito no Vale, conta com apoio do poder público e dos santuários. O Convention And Visitors Bureau garante que não tem fins lucrativos, já que nenhum de seus diretores e presidentes são remunerados. Para garantir a isenção, não há políticos na diretoria.

Circuito fiel – Criado em 2007 com o objetivo de desenvolver e estruturar o turismo na região, o Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba é o planejamento da região para estimular o aumento de turistas na procura pelas cidades com características do turismo religioso, como Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas (recentemente integrada ao grupo, já que se prepara para abrigar a sede nacional da Renovação Carismática Católica, que conta hoje com mais de oito milhões de fiéis em todo país), Guaratinguetá e Lorena, com roteiros e programas integrados. O projeto é uma iniciativa do Sebrae-SP, com o apoio de órgãos públicos, entidades empresariais e representantes da sociedade civil.

O Circuito realiza ações como cursos, seminários e consultorias de capacitação, nos segmentos de recepção, hospedagem, alimentação e atrativos, com foco na gestão dos negócios e o atendimento oferecido ao visitante, além da criação e divulgação de catálogos, que apresentam as atrações turísticas da região e o conjunto de serviços disponíveis ao turista, nas mais diversas áreas.

Além do Circuito Religioso, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba conta ainda com outros quatro Circuitos Turísticos: Mantiqueira (Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São Francisco Xavier-São José dos Campos); Vale Histórico (Arapeí, Areias, Bananal, Cunha, São José do Barreiro, Silveiras e Queluz); Litoral Norte (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba); e o Cultura Caipira (Caçapava, Jambeiro, Lagoinha, Natividade da Serra, Paraibuna, Redenção da Serra, São Luís do Paraitinga, Taubaté e Tremembé).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?