Thales espera entregar Hospital Regional pronto até outubro
Obra de estrutura de atendimento junto ao Estado fecha abril com 80% concluída; funcionamento deve ficar para 2025
Da Redação
Cruzeiro
A obra do Hospital Regional de Cruzeiro deve ser entregue no final de setembro ou começo de outubro. Essa é a previsão do prefeito Thales Gabriel Fonseca (PSD), que vistoriou o local durante a semana. Até o final do mês, segundo o chefe do Executivo, 80% dos trabalhos serão concluídos.
Fonseca informou que as obras estão avançadas e parte dos setores do hospital já se encontram em fase de acabamento. “O funcionamento efetivo do hospital está previsto para o início de 2025, já que após a conclusão da obra inicia-se a fase de equipar a entidade e a contratação das equipes técnica e médica”.
Com sua construção ordenada em maio de 2021, durante a gestão do ex-governador João Doria (sem partido), a unidade atenderá pacientes da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), que conta com cerca de 2,6 milhões de habitantes, em serviços médicos de urgência e emergência de média complexidade. Além de seis salas de cirurgia, o equipamento público contará com 178 leitos, sendo 34 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), oitenta de clínica cirúrgica, trinta de clínica médica, 18 de pronto atendimento, dez de pediatria e seis para cuidados intermediários.
Além de setor de hemodiálise, laboratório de análises clínicas e ambulatório para diversos tipos de exames, o hospital promete garantir ainda que os pacientes tenham acesso a serviços de média e alta complexidade nas áreas de atendimento bucomaxilar, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria clínica e cirúrgica, neurologia e neurocirurgia, oftalmologia, otorrinolaringologia, traumato-ortopedia, urologia e psiquiatria.
Litoral Norte – O Hospital Regional do Litoral começou a realizar nesse mês a cirurgia oftalmológica. A capacidade é de cerca de trinta atendimentos por mês. O objetivo é agilizar a fila de espera de quem aguarda por essa assistência via SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com a direção do hospital, a nova estrutura vai ampliar a capacidade de cirurgias eletivas e de emergência, com o suporte de tecnologia de última geração. O acesso dos pacientes ao Ambulatório de Oftalmologia será realizado através do sistema Cross, após avaliação e diagnóstico.