Sem atendimento, moradores do Vista Alegre em Cruzeiro fazem limpeza de rua e terrenos por conta própria
Vizinhos alugaram uma máquina para cortar o mato alto; Vias esburacadas também são problemas na região
Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro
Depois de vários pedidos não atendidos pela Prefeitura, moradores do bairro Vista Alegre, em Cruzeiro, se reuniram no último domingo e fizeram a limpeza da rua e terrenos. A aparição de animais peçonhentos foi o maior motivo para a iniciativa.
Há meses, residentes do bairro têm se queixado das condições das vias e da falta de limpeza. Os lotes particulares não contam com os cuidados dos donos. Mato alto, lixo e entulhos acumulando água parada eram alguns dos problemas.
Segundo os moradores, a Prefeitura vem sido procurada desde o ano passado e já foi acionada neste novo mandato. Sem nenhum retorno do Executivo nem dos proprietários dos lotes, os vizinhos se mobilizaram para limpar a área.
De acordo com a moradora, Anna Paula Santos, o que motivou a ação dos vizinhos foram as aparições de cobras e escorpiões dentro de suas casas. “Para o nosso bem e das crianças que moram aqui, resolvemos juntar os vizinhos, alugar uma máquina e fazer a limpeza”, relatou.
Além da falta de limpeza, outro problema no bairro são os pontos de difícil acesso, por conta das ruas não asfaltadas. Os buracos espalhados pelas vias quase impossibilitam o acesso com veículos. O chão sem calçamento também facilita o crescimento do mato na beira das calçadas.
Em resposta, a Prefeitura alegou que é impedida de fazer limpeza em terrenos particulares. A notificação é feita após a constatação de terrenos particulares abandonados ou mediante denúncia. Ainda segundo Anna Paula, ela mesma denunciou os locais para o poder Executivo, mas não obteve retorno.
O Executivo afirmou ainda que a equipe de limpeza ainda atua na região central, conforme programação nos primeiros dias de governo. Em seguida, será realizada limpeza nos bairros da cidade.