Região ganha reforço no Samu com anúncio de ambulâncias

Para renovação da frota, municípios têm até 17 de fevereiro para retirar os veículos

Viatura do Samu durante atendimento em Pinda; serviço deve ser ampliado com entregas na região (Foto: Arquivo Atos)
Viatura do Samu durante atendimento em Pinda; serviço deve ser ampliado com entregas na região (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Região

A região ganhou um reforço para os atendimentos na saúde. Cruzeiro, Cunha, Lorena e Piquete serão contempladas com uma ambulância cada. O serviço será direcionado ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

As cidades receberão até o final do mês uma unidade da ambulância do Samu para renovação da frota. Guaratinguetá e Piquete contarão com o veículo a partir desta terça-feira. Lorena está finalizando o processo documental e receberá o veículo até o final do mês.

De acordo com a secretária de Saúde de Lorena, Imaculada Conceição, a doação das ambulâncias é proveniente do projeto Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, na modalidade de atenção à saúde, onde as cidades estão conveniadas.

Ainda segundo a secretária, Lorena, entre os atendimentos de urgência, registrou de 15 a 20 atendimentos diários. “A nossa ambulância já vinha apresentando um desgaste, e a nova servirá de grande suporte para os trabalhos da saúde”, comentou.

Com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes, Piquete deve ter a situação um pouco mais tranquila com a renovação da frota de veículos para a prestação de serviços à população.

Segundo o secretário geral da Prefeitura, Ednaldo Silva, quando a ambulância necessita de reparos mecânicos, é preciso deslocar outra para prestar o serviço. “Torcemos para que não seja nada tão grave, pois a ambulância branca não é uma ambulância UTI para fazer tal atendimento. Ela serve ao SUS (Sistema Único de Saúde). Felizmente não registramos nenhum caso de grande seriedade. Quando preciso, os enfermeiros vão acompanhados pelo pessoal do Samu”, frisou Silva.

Imaculada Conceição salientou ainda que as duas ambulâncias não rodarão simultaneamente em Lorena. Uma servirá de suporte para a outra, uma vez que o município não tem autorização do Ministério da Saúde para o serviço. “É o Ministério que faz os estudos e determina, de acordo com os dados do município, a necessidade de cada um deles. Fora o custeio do serviço, que para colocar as duas ambulâncias em funcionamento seria necessário ter outra equipe específica para o trabalho, combustível, entre outros segmentos e o Ministério custeia apenas parte dos serviços prestados, a outra parte é de investimento municipal”, comentou.

Segundo o termo de doação das ambulâncias publicado no Diário Oficial da União, o prazo para que os gestores busquem os veículos é de até o dia 17 de fevereiro. Após este prazo, caso algum município não retire o veículo, o Ministério da Saúde ficará autorizado para fazer o remanejamento das ambulâncias para outras regiões que precisem renovar suas frotas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?