Santa Casa de Cruzeiro conquista verba federal de R$ 5,8 milhões anuais

Recurso tem destino na ampliação dos atendimentos no Centro de Nefrologia; além de moradores de Cruzeiro, pacientes do Vale Histórico também serão beneficiados com a conquista

Reunião sobre a parceria com o Ministério da Saúde; o investimento poderá beneficiar 150 pacientes (Fonte: Divulgação PMC)

Thales Siqueira
Cruzeiro

Com o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PSD), conseguiu uma parceria com o Ministério da Saúde que habilitou R$ 5,8 milhões anuais para a Santa Casa. O recurso será utilizado para o funcionamento da Unidade de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica do hospital.

A verba será destinada para cobrir os custos de atendimento para hemodiálise, diálise peritoneal e nos estágios 4 e 5 (pré-dialítica) que eram custeados pela Prefeitura de Cruzeiro. Atualmente sessenta pacientes recebem atendimento, a previsão é que com a parceria com o Governo Federal este número aumente para 150.

Segundo a diretora geral do hospital, Imaculada Magalhães, a previsão é que em até trinta dias os novos pacientes já estejam recebendo atendimento. “O processo tem seu fluxo documental e clínico que obrigatoriamente será respeitado. Ressaltamos que toda a dinâmica, agora, implica em ampliação da equipe técnica e os devidos treinamentos de protocolos”, pontuou Imaculada.

Para a diretora do hospital o investimento é uma grande conquista, pois não irá beneficiar somente os moradores de Cruzeiro, mas também os pacientes da região do Vale Histórico.

“A demanda reprimida é numerosa e de um tempo de espera de 4 a 5 meses para início de tratamento em serviços de hemodiálise. O tratamento de crônicos renais no Brasil é um dos grandes desafios na Saúde pública”.

O vice-presidente, que teve papel fundamental na conquista da verba para a Santa Casa de Cruzeiro, revelou que o objetivo é proporcionar melhor acolhimento para a população.

“É um investimento importante do Governo Federal para assegurar que essas terapias sejam realizadas o mais próximo possível das casas dos pacientes, garantindo conforto e dignidade para eles e suas famílias”, destacou Alckmin.

Thales Gabriel utilizou as suas redes sociais para agradecer ao Alckmin por ter atendido a sua solicitação. “Com esse recurso, o Centro de Nefrologia, que atende todo Vale Histórico, poderá ampliar o atendimento para até 150 pacientes. Assim, muitos pacientes que hoje precisam se deslocar para municípios distantes poderão ser atendidos aqui em nossa cidade”, comemorou o prefeito.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?