Cruzeiro implanta câmera de segurança para inibir violência

Equipamento instalado como projeto piloto tenta aumentar a segurança

Um dos principais pontos de encontro na cidade, o Santo Cruzeiro recebeu monitoramento contra violência (Foto: Maria Fernanda Rezende)
Um dos principais pontos de encontro na cidade, o Santo Cruzeiro recebeu monitoramento contra violência (Foto: Maria Fernanda Rezende)

Maria Fernanda Rezende
Cruzeiro

Um sistema de monitoramento por câmeras de vídeo foi implantado em Cruzeiro, na última quinta-feira. A Praça do Santo Cruzeiro foi o local escolhido para a instalação da câmera de segurança, que a princípio funciona em caráter experimental.

As câmeras foram instaladas através de uma parceria com uma empresa privada, e o monitoramento é feito numa central na Guarda Municipal. De acordo com o comandante da Guarda, Norberto Curvello, o sistema é de grande ajuda para combater a criminalidade que se concentra na região central da cidade.

“Teve uma audiência pública em que nós nos comprometemos a fazer tudo que fosse necessário para conter a perturbação lá, onde acontecem carros com som alto, pessoas usando droga e muita bebida”, relatou o comandante.

Considerada um dos cartões postais da cidade, a Praça do Santo Cruzeiro não é frequentada somente por quem quer apreciar a vista geral da cidade. Segundo moradores próximos, a perturbação do sossego e o uso de drogas são os maiores problemas do local.

“O Santo Cruzeiro é um lugar muito bonito, mas ali é ponto de droga também. O pessoal vai ali beber e fazer bagunça. Quem mora bem ali na frente mesmo não dorme no final de semana”, contou a dona de casa Eliane Passos.

A instalação de uma câmera de monitoramento foi um pedido conjunto dos moradores. Segundo eles, essa foi a única alternativa que viram como forma de inibir a criminalidade e a movimentação que ocorre principalmente no período noturno.

“Essa câmera foi um pedido que nós fizemos junto à Câmara porque a noite é feia a coisa aqui. Mesmo com a câmera, tem alguns que não respeitam. Eles ficam aqui usando droga, carro com som alto e tudo mais”, revelou Ericsson dos Santos, que mora no local. Segundo ele, o problema diminuiu um pouco porque algumas pessoas ficam cismadas com a câmera. “Espero que a tendência seja melhorar”.

Curvello afirmou que a câmera ficará no local até o próximo dia 25. O sistema é um projeto piloto que servirá de vitrine para que empresários possam se interessar pelo monitoramento e instalar em seus estabelecimentos. “O que estávamos planejando era colocar câmeras na porta das escolas, que é onde a droga influencia muito. Colocaria nas praças do centro da cidade também, nas faculdades onde tem maior fluxo de pessoas e maior tendência de furtos e roubos. Se instalarem uma câmera, além de protegerem o patrimônio, vão estar protegendo o redor do local”, enfatizou Curvello.

Nas ruas, pessoas preocupadas com a criminalidade no município consideram que o monitoramento por câmeras seja uma ajuda para o efetivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal. “Eu trabalho com transporte escolar, então eu estou o dia inteiro, manhã, tarde e noite na porta das escolas. A gente vê a falta de segurança com a juventude nas escolas. Esses dias uma mãe me ligou perguntando se eu poderia só pegar o filho dela na saída da escola, porque assaltaram e espancaram ele na parte de baixo do viaduto. Seria muito importante implantar câmeras para estar inibindo isso daí”, comentou o motorista, Cristiano Tavares.

A aposentada Vera Lúcia disse que no centro comercial, bancos e praças públicas são os locais em que mais sente medo de ser vítima de algum crime. “A gente que tem mais idade tem medo de sair, principalmente à noite. Muita gente fica em casa por causa disso aí. Você vai no banco, corre o risco de ser assaltada, ou andando na rua mesmo.Uma câmera nesses lugares daria mais segurança para gente”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?