Cruzeiro e Canas alertam população sobre falsa operação em nome da Vigilância Sanitária

Golpistas entram em contato com comerciantes para cobrar por fiscalização; prefeituras destacam necessidade de procura pelo Procon

A avenida Jorge Tibiriçá, uma das principais vias do Centro de Cruzeiro; cidades alertam golpe na região (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Cruzeiro

A Prefeitura de Cruzeiro publicou um alerta para comerciantes contra a ação de golpistas que estão se passando por fiscais para tirar dinheiro de micro e pequenos empresários. Outra cidade que divulgou recado contra fraudes parecido foi Canas.

Nas ruas da região central de Cruzeiro, os criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária ou até mesmo por funcionário do Procon (Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor). Na abordagem falam sobre uma operação que estaria passando pelos estabelecimentos comerciais e pedem dinheiro.

No último dia 7, a Prefeitura de Canas também publicou um alerta para a população sobre uma tentativa de golpe parecida. Os golpistas entravam em contato por e-mail ou telefone, diziam ser da Vigilância Sanitária e que uma megaoperação aconteceria na cidade e para realização desse serviço pediam dinheiro. Em nota, o Município pediu que, em caso de abordagem, seja feito um boletim de ocorrência.

De acordo com as duas prefeituras, operações de cumprimento de decretos municipais e estaduais, só ocorrem com a presença de fiscais credenciados com a participação de agentes da Vigilância Sanitária ou do Procon, devidamente uniformizados, com crachá de identificação. Eles não podem cobrar pelo serviço.

Os municípios destacam ainda que as ações contam com a colaboração das polícias Militar e Municipal. A fiscalização tributária e o Procon, orientam os comerciantes para que procurem o setor responsável a fim de esclarecer dúvidas, que acionem a polícia em caso de golpe.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?