Cruzeiro assina convênio com o Estado para armamento da GCM

Objetivo é reforça o combate à violência; Cruzeiro ocupa segunda posição das cidades mais violentas da RMVale

O prefeito Thales Gabriel na secretaria de Segurança do Estado; setenta armas são destinadas a GCM (Foto: Reprodução PMC)

Thales Siqueira
Cruzeiro

Cruzeiro ganhou mais um reforço no combate à criminalidade. A Prefeitura firmou, na última quinta-feira (30), um convênio com o Governo do Estado para doação de setenta pistolas que serão destinadas para o armamento dos agentes da Guarda Municipal.

A solenidade de entrega foi realizada na sede da secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública, em São Paulo. Participaram do evento o prefeito, Thales Gabriel Fonseca (PSD), o secretário de Segurança Pública de Cruzeiro, Doutor José Antonio de Paiva, o sub-secretário de Segurança Pública, Sérgio Bloes, o vereador Paulo Filipe (União), o comandante da GCM, Antonio Marcos e inspetores da corporação.

Em levantamento divulgado pela SSP, na última segunda-feira (27), a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) segue como a região mais violenta do interior paulista. Desde o início do ano, foram contabilizados 277 assassinatos na região. Cruzeiro, com 29 vítimas, aparece na vice-liderança do ranking ficando atrás apenas de São José dos Campos.

De acordo com Paiva, as GCMs estão sendo estruturadas para ingressarem como a terceira força da Segurança Pública, juntamente com as polícias Civil e Militar no combate à criminalidade.

“O Vale do Paraíba enfrenta um cenário incômodo como a região mais violenta do Estado. As instituições de segurança têm que estar cada vez mais estruturadas, atualizadas, com agentes treinados e equipados para fazerem sua parte”, frisou o secretário de Segurança, que destacou ainda que a corporação conta com 34 agentes, mas que esse número deve aumentar futuramente.

Paiva destacou ainda que a secretaria está elaborando edital para um novo concurso. “Certamente aumentará nosso potencial ofensivo, sendo que os que vierem a integrar nossos quadros já estarão aptos a portarem suas armas, por isso a quantidade maior de pistolas doadas”.

Para liberar o armamento da Guarda Municipal, a Prefeitura realizou diversos trâmites com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça, nos últimos anos, como o treinamento dos agentes, realizado em 2022 em São José dos Campos, e a estruturação da Guarda em Cruzeiro.

“As GCMs têm apoiado ações de ambas as polícias e quanto mais se estruturarem virão com mais força e eficiência. Ainda que, num primeiro momento, cuidemos de uma criminalidade de menor potencial ofensivo, isso implica em liberar as outras forças para um combate às criminalidades mais graves”, apontou o secretário.

Thales Gabriel utilizou as suas redes sociais para comemorar a conquista para o município e vê o armamento da GCM como um marco na história de Cruzeiro. “É a realização de um grande sonho que tínhamos de armar nossa Guarda Municipal e promover uma segurança com ainda mais qualidade na nossa cidade”, comemorou Fonseca.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?