Cruzeiro abre concurso para manter combate à endemias

Prefeitura pretende contratar 24 agentes de forma imediata; situação do município é satisfatória depois de reforço na ação contra doenças

Agente da Vigilância Epidemiológica busca criadouros de mosquito (Foto: Arquivo Atos)
Agente da Vigilância Epidemiológica busca criadouros de mosquito (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Cruzeiro

A Prefeitura de Cruzeiro anunciou essa semana abertura de concurso público para o preenchimento de 24 vagas de agentes de combate às endemias. A intenção da administração municipal é preencher a lacuna que será deixada com a demissão dos atuais agentes, que já tiveram o contrato empregatício encerrado.

Os atuais contratados, que tiveram o fim do contrato no ano passado, deverão deixar as funções no fim de julho. O combate à endemias, com destaque para a dengue, é feito por 16 funcionários, que foram mantidos no cargo até a contratação de novos agentes.

O concurso atende o Ministério Público, que determinou que o certame deveria ter sido feito ainda durante a administração da ex-prefeita Ana Karin (PRB). Além do combate às endemias, a medida deve regularizar o funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses.

Para participar, os candidatos devem ter o ensino médio completo. A taxa de inscrição é de R$ 8, que será efetuada, exclusivamente, pela internet, até o próximo dia 2, no site publiconsult.com.br.

De acordo com a secretaria de Saúde de Cruzeiro, a contratação de agentes para combater endemias é necessária para manter as ações de controle do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O município vem conseguindo reduzir os casos de dengue.

Para manter o ritmo do combate, a contratação será feita imediatamente. Os novos funcionários terão carga horária semanal de quarenta horas, remuneração de R$1.014,00 e adicional de 20% de insalubridade.

O concurso será feito por meio de provas objetivas que serão realizadas no município de Cruzeiro, com data prevista para o dia 23 de julho de 2017 em local a ser definido e posteriormente divulgado. O concurso público terá validade de dois anos e pode ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Ação – Depois de uma epidemia de dengue em 2013, quando mais de seis mil pessoas contraíram a doença, Cruzeiro tem lutado ao longo dos últimos anos para combater os focos do mosquito transmissor.

De acordo com dados da secretária de Saúde, em 2017, Cruzeiro é destaque no Estado de São Paulo com o registro de 35 casos notificados, sendo que 28 deram negativos e apenas quatro confirmados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?