Bela Vista deixa ilegalidade e comunidade espera por melhorias

Com apoio da Habitação do Estado, Cruzeiro regulariza condição de moradias e estuda possibilidade para outros bairros da cidade

O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, que assinou regularização (Foto: Rafaela Lourenço)

Thamiris Silva
Cruzeiro

A Prefeitura de Cruzeiro iniciou o processo para a legalização de moradias para a comunidade do Bela Vista. O trabalho, que faz parte do Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana, tenta minimizar o déficit habitacional e os problemas como saneamento básico e segurança no bairro.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) o Brasil alcançou, no ano de 2020, o índice de 9,3% de pessoas que não tem uma resistência adequada, um recorde. O problema intensifica outros, como violência urbana, poluição, deficiência dos serviços públicos.

Pensando nesse contexto, o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PSD), encontrou com o secretário executivo de Habitação do Estado de São Paulo, Fernando Marangoni, para iniciar a regularização da ocupação dos bairros Bela Vista e Pedro Ina, que já aguardavam uma solução para a situação de vulnerabilidade.

Com a legalização, mais de 550 famílias serão atendidas com infraestrutura pública de forma gratuita. Para avaliar a quantidade de pessoas que serão atendidas foi realizado um mapeamento dos locais, o trabalho pretende, segundo o prefeito, continuar na região da Lagoa Dourada. “Eu acredito que o já em andamento (regularização) no Pedro Inácio e Bela Vista nós consigamos fechar esse ano, e já projetando para início de 2022 o núcleo da rua Sebastião Martins, da região da Lagoa Dourada”, prometeu Fonseca.

Região – Cachoeira Paulista e Canas também iniciaram a regularização de ocupações de alguns bairros da cidade, após a visita do secretário, que além de legalizar as moradias também monitorou as obras do Programa Minha Casa Minha Vida.

A Prefeitura de Cachoeira Paulista, assinou no último dia 7, a ordem de serviço de regularização fundiária dos bairros Embaú e Embauzinho. De acordo com a vereadora Adriana Vieira (PTB), o trabalho que será realizado nesses bairros é um resgate da dignidade da população.

Em Canas, os bairros que serão legalizados são Dona Ana e Vila Freire, que receberam do Programa Especial de Melhorias, para o investimento de R$ 50 mil em obras de infraestrutura dos locais legalizados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?