Léo Fênix é reeleito presidente da Câmara de Cachoeira

Vereador vai para segundo ano no cargo, após ano polêmico e conquistas como plenário digital, aumento do vale alimentação e mandato de dois anos para a mesa administrativa

A nova mesa diretora da Câmara de Cachoeira Paulista; reeleito, Léo Fênix quer bom diálogo com Mineiro (Foto: Reprodução CMCP)

Thales Siqueira
Cachoeira Paulista

O vereador, Leonardo Guimarães Pereira da Silva, o Léo Fênix (PSB), foi reeleito presidente da Câmara de Cachoeira Paulista para o ano de 2024, com nove votos, em sessão na última segunda-feira (11). Além da presidência, foram definidos os cargos de vice, primeiro e segundo secretários.

Além de Fênix, concorria ao posto de presidente a vereadora Thálitha Barboza (PT), que além do seu próprio voto, recebeu o apoio apenas de Adriana Vieira (PTB) e Agenor do Todico (PL). Rodolpho Borges (Rede) não participou da sessão.

Segundo Fênix, a reeleição será importante para dar continuidade aos trabalhos de modernização dos processos internos da Câmara, ocasionando maior transparência e eficiência aos serviços. “Temos planos ambiciosos para tornar nossa ‘Casa de Leis’ uma referência regional de Legislativo, no que diz respeito à modernização e a valorização do funcionalismo”.

O parlamentar quando foi eleito para presidir a Câmara em 2023 afirmou que teria quatro metas principais: uma reforma administrativa, a valorização do funcionalismo público da Câmara, a realização de um concurso público para completar o quadro de funcionários e a capacitação dos colegas vereadores. Pouco menos de quatro meses para terminar a gestão 2023, Fênix elencou as ações. “A reforma administrativa foi implantada, estruturando-se os setores e departamentos da Câmara. O funcionalismo vem sendo valorizado, tendo sido implementado o reajuste salarial e o aumento do vale alimentação que hoje é um dos poucos da região fixado em patamar digno e superior ao preço médio da cesta básica”, lembrou o presidente reeleito, destacando ainda a implantação do plenário digital e o aumento do vale alimentação para os servidores do Legislativo, o valor passou de R$ 506 para R$ 1012.

Ainda de acordo com o presidente, o concurso público já teve seus cargos criados e tem previsão para que ocorra no início do próximo mandato.

Na mesma sessão, foi eleito Luiz Gonzaga Brejão (PSC), como vice-presidente. Brejão, que já foi presidente da Câmara em 2022, recebeu nove votos. A mesa administrativa será formada ainda pelos vereadores Felipe Piscina (União) que foi reeleito para a função de primeiro secretário e Rogéria Lucas (Podemos) que será a segunda secretária.

Para a próxima legislatura, em 2025, entra em vigor o mandato de dois anos para os membros da mesa administrativa.

Polêmicas – O ano tem sido marcado por polêmicas. Em junho, uma comissão processante contra o prefeito Antônio Carlos Mineiro chegou a cassar o mandato, mas o chefe do Executivo voltou, 36 horas depois, após o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo ajuizar uma ação civil pública solicitando a anulação dos efeitos do decreto legislativo.

Outro caso que tem marcado o 2023 da Câmara é o escândalo do áudio vazado com declarações de Rogéria Lucas, revelando um esquema de compra de votos para apoiar o ex-prefeito Edson Mota (PL) na votações sobre as contas de seu mandato no ano de 2020. Apesar das declarações, a vereadora conseguiu escapar de uma investigação na Casa. Enquanto isso, as denunciantes do caso, as vereadoras Thálitha Barboza e Adriana Vieira, se tornaram alvos de processante, em comissão que já passou por tantas idas e vindas na sua formação, que já teve até mesmo a própria Rogéria como membro. Nesta terça-feira (12), Carlinhos da Saúde (PL) renunciou a vaga na comissão. É a quinta alteração. O vereador Rodolpho Borges foi chamado para compor, como única opção disponível.

Sobre a convivência com o Executivo, Fênix espera uma relação harmônica e capaz de unir esforços para o bem da população cachoeirense.
“Jamais abriremos mão de nossa função fiscalizadora. Mas, compreendo que Legislativo e Executivo devem caminhar juntos na busca pelo desenvolvimento de nossa cidade”.

Comissões – Também foram eleitos os novos integrantes das comissões da Casa: os vereadores Nenê do São João (PSB), Brejão e Rogéria farão parte da comissão de Justiça e Redação. Max Barros (União), Brejão e Carlinhos da Saúde (PL) irão compor a comissão de Finanças e Orçamento. Max, Nenê e Rogéria serão os novos integrantes da comissão de Ética e Mérito Comunitário, enquanto Piscina, Dil Fonseca (PSD) e Agenor do Todico estarão à frente da comissão de Educação, Cultura, Desportos e Juventude. A comissão de Saúde e Assistência Social será formada por Ângela Protetora (MDB), Carlinhos e Adriana Vieira; a de Agricultura e Meio Ambiente por Felipe, Agenor e Thálitha, e por fim, a de Obras, Urbanismo e Segurança Pública por Ângela, Dil e Thálitha.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?