Empresa paralisa serviços e alunos de Cachoeira ficam sem transporte escolar

Suspensão na última sexta-feira é motivada por desacordo entre Prefeitura e Utile; terceirizada cobra dívida e Município vai ao Estado

Entrada principal de escola, em Cachoeira, sem alunos; com suspensão de transporte, crianças faltam as aulas (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Cachoeira Paulista

Alunos das escolas municipais e estaduais de Cachoeira Paulista não puderam comparecer às aulas na última sexta-feira (1). Responsável pelo transporte escolar na cidade, a empresa Utile Transportes decidiu paralisar suas atividades por falta de pagamento.

O convênio firmado pelo Estado para o transporte escolar foi feito com a empresa ABC Transportes, que terceiriza o serviço para a Utile.

A secretária de Educação, Adelaide Maria Godoy, informou que 797 alunos estão cadastrados para utilizarem o transporte escolar, tanto da rede estadual, quanto municipal. “Temos 28 carros no transporte, sendo dois da frota própria”.

Sem o transporte, boa parte dos alunos não foram às aulas. Surpresas com a falta do serviço, familiares temeram encaminhar as crianças sem uma certeza de que contariam com os ônibus na volta para casa.

Em nota enviada pelo departamento jurídico, a Utile destacou que o município possui saldo devedor desde 2021, e pelo contrato atual estaria inadimplente desde abril desse ano. “Diante à inadimplência há exatos oito meses, apenas neste ano letivo, a empresa sustentou onerosamente o contrato até a presente data”.

A empresa garantiu ainda que “o serviço será retomado mediante quitação dos débitos em aberto. Ressaltamos que todas as notas fiscais oriundas do débito resultam de relatório que é previamente validado pela secretaria de Educação, antes da emissão das referidas notas”.

Em resposta à terceirizada, o secretário de Finanças de Cachoeira Paulista, Thales Satim, contou que o dinheiro não foi repassado para a Utile porque a Prefeitura encontrou divergências na planilha apresentada pela empresa em relação às rotas e linhas operadas. “Entramos em contato com a Utile questionando essas divergências, pendido esclarecimentos. O que a empresa nos enviou não esclarece as divergências”.

Satim explicou também que o pagamento estava sendo pago parcialmente porque há divergência no valor da nota emitida. “O convênio do transporte escolar é feito entre a Prefeitura e o Estado. O valor acordado é de R$ 400 mil e a nota emitida foi de R$600 mil. O restante teria que ser pago pela Prefeitura”.

Sobre o débito com a Prefeitura em relação a 2021, o secretário explicou que o valor não foi pago devido a pandemia da Covid-19. “Em 2021 nem tivemos aula no município. Orientamos a empresa a acionar judicialmente o Estado, pois atendeu os alunos das escolas estaduais”.

Segundo o secretário, o prefeito Antônio Mineiro (MDB) está em São Paulo para uma reunião com a secretaria de Educação, nesta segunda-feira (4), para tratar da questão do transporte escolar. “Nós precisamos do apoio do Estado nessa questão. Os problemas têm ocorrido desde o início do ano”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?