Empresa dá início a obra de cercamento da estação em Cachoeira Paulista

Obra de cercamento deve durar sessenta dias; projeto de reforma é custeado pelo Ministério da Economia

Estação Ferroviária de Cachoeira; que foi contemplada com inicio de obras; planilha de gastos seguem sem valores (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Cachoeira Paulista

A empresa ER Engenharia já deu início às demarcações para o cercamento da área da estação de Cachoeira Paulista. O trabalho começou na última terça-feira (18), após reunião com os representantes do SPU (secretaria do Patrimônio da União), do Ministério da Economia e a empresa ER Engenharia, vencedora da licitação para a obra.

O prefeito Antônio Carlos Mineiro (MDB) explicou que a primeira parte da obra de reforma é o cercamento, depois o projeto executivo. “O cercamento serve para a preservação do local. São quase quinhentos metros quadrados. Depois será feita a planilha orçamentária para o projeto executivo, que é a reforma de fato”, destacou o prefeito, referente à primeira fase da obra, que deve durar noventa dias.

Depois da reforma, a intenção da Prefeitura é colocar na torre central da Estação a sede do Executivo, no lado direito do prédio um espaço cultural e no lado esquerdo uma área para gastronomia. “O primeiro aporte de verba foi de R$ 3,5 milhões. Depois para o projeto executivo mais R$ 17 milhões. A verba vem do Ministério da Economia, sem contrapartida da Prefeitura. Nosso papel nessa obra é garantir a segurança no local, acompanhar e fiscalizar os trabalhos”.

A estação ferroviária de Cachoeira Paulista é a segunda maior do Brasil, ficando atrás apenas da Central do Brasil, no Rio de Janeiro. “Estou muito feliz, tenho lutado desde o primeiro dia de minha gestão para conseguir essa reforma. A minha vida toda escuto promessas que reformariam, mas sempre ficava nas promessas”, concluiu Mineiro.

A condição da Estação é tema de discussões e projetos há décadas. O espaço, hoje deteriorado, é palco para uso de drogas e acaba tomado por dependentes químicos e pessoas em situação de rua. Em 2020, moradores da região assinaram uma petição para que o local fosse restaurado e transformado em um centro multiuso.

Histórico – A Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista foi inaugurada em 1875 e era o ponto de encontro entre os dois mais importantes ramais ferroviários do país (a Estrada de Ferro do Norte – Estrada de Ferro São Paulo-Rio – e a Estrada de Ferro Dom Pedro 2º). O prédio foi construído com o propósito de atender as demandas da região já que o Vale do Paraíba era o principal produtor de café do país até a década de 1930.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?