Demolição de quiosque gera polêmica em Cachoeira

Praça recebe obras de parque para crianças; Prefeitura argumenta que praça era ocupada por usuários de drogas

Área onde ficava quiosque retirado na última semana para construção de parque infantil; ação da Prefeitura gerou polêmica na cidade (Foto: Jéssica Dias)
Área onde ficava quiosque retirado na última semana para construção de parque infantil; ação da Prefeitura gerou polêmica na cidade (Foto: Jéssica Dias)

Jéssica Dias
Cachoeira Paulista

A demolição de um quiosque na praça Prado Filho foi alvo de críticas durante a semana em Cachoeira Paulista. A Prefeitura afirmou que irá reformar o local, que receberá um parque de diversão para as crianças.

De acordo com o comerciante, proprietário do “Quiosque do Rafael”, que atuava no local há dez anos, a Prefeitura o notificou no último dia 18 e, em seguida, ele teria retirado suas coisas do quiosque. “O real motivo nem eu sei”, garantiu Rafael.

O prefeito Edson Mota (PR) e a secretária de Negócios Jurídicos, Gisely Fernandes, participaram de uma reunião com a Promotoria de Justiça e a Polícia Civil para debater a necessidade de ações no local.

Em nota, a Prefeitura destacou que “…o motivo foi a segurança pública municipal, sendo fato notório na cidade que o local há muito tempo vem sendo utilizado para práticas de condutas ilícitas, o que afasta a presença de famílias que deveriam ser as maiores usuárias do espaço público… (trecho de nota enviada pela Prefeitura)”.

O Município destacou ainda que está com efetivo policial muito pequeno e não tem como deixar uma viatura 24 horas no local.

Apesar da afirmativa do comerciante de que não sabia o real motivo para a demolição, a secretária de Negócios Jurídicos, Gisely Fernandes contou que a decisão foi tomada em comum acordo. “Ele (proprietário) veio até a Prefeitura. Nós fizemos uma reunião, apresentamos os fatos e ele entendeu. Além disso é importante ressaltar que o alvará de funcionamento daquele quiosque era até às 18h, e há muito tempo não estava sendo cumprido pelo usuário. Ele nunca teve autorização especial para isso (trabalhar a noite)”.

A secretária garantiu que o microempresário já havia sido notificado na gestão passada, mas a determinação não foi cumprida, então a irregularidade ali era patente, por isso foi notificado para desocupar o imóvel”, explicou.

Moradora do Centro, uma frequentadora da praça, que pediu para não ser identificada, não concorda com a ação. “Não era propício demolir, porque eles disseram que foi demolido pelo fato de drogas, mas eu acho que eles deveriam colocar policiamento e não demolir o quiosque, porque não vai adiantar de nada. O pessoal fuma droga aqui no meio da praça”, frisou.

Ela lembrou ainda que a praça era frequentada por famílias. “Antigamente vinha família, sentava aqui, mas o povo não senta mais aqui na praça”.
A demolição gerou também repercussão nas redes sociais, onde não faltaram críticas à decisão. “Por isso que essa cidade não vai para frente. Alto índice de desemprego e ainda derrubam o quiosque alegando que é ponto de droga, e a estação que é ponto de droga e ninguém faz nada. Essa cidade está uma vergonha, mais uma família sem emprego e fora os funcionários. Aqui é estranho, é melhor derrubar o quiosque e deixar todo mundo desempregado do que combater o tráfico de drogas”, criticou Jandir Fabiano Ribeiro em um grupo de discussão no Facebook.

Segundo a Prefeitura, o antigo proprietário do quiosque já está procurando um outro local para montar seu estabelecimento, e terá toda ajuda possível pelo poder público. “Nós vamos disponibilizar um outro local, mas ele vai ter que regularizar a documentação, porque ele só tem autorização para vender pastel e garapa, e não bebidas alcoólicas, mas ele já está tomando as providências para isso e a gente vai estar ajudando naquilo que for possível”, explicou a secretária.

Em vídeo divulgado nesta sexta-feira, o prefeito repercutiu a ação na praça. “Tanta denúncia, Ministério Público, polícia, estava um foco de droga muito grande. Você não conseguia usar o banheiro porque era tanta droga. Então, a pedido do Ministério Público, a Prefeitura teve que demolir o quiosque”.

Com a demolição do quiosque do Rafael, a praça Prado Filho conta agora apenas com um quiosque, que de acordo com Gisely Fernandes, é objeto de uma ação judicial que determinou a suspensão da demolição, mas isso foi na gestão passada. “Enquanto não tiver a decisão final da Justiça não podemos demolir. Mas assim que for autorizado bem provável que seja demolido também”, explicou.

O projeto de transformar o local em um parque de diversão para as crianças já está com a licitação em andamento. “Assim que finalizar o processo de licitação, de imediato faremos a instalação. Acredito que até o final do mês o processo licitatório já deve estar finalizado”, contou a secretária.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?