Com apoio estadual, Cachoeira Paulista anuncia plano para conter enchentes

Ação prevê desassoreamento dos rios Pitéu e Minhoca; Prefeitura tenta agilizar liberação ambiental para a execução do serviço

Reunião com o DAEE sobre as enchentes em Cachoeira; com apoio estadual cidade tem iniciativa para reduzir danos (Foto: Divulgação PMCP)

Da Redação
Cachoeira Paulista

Buscando reduzir as enchentes em Cachoeira Paulista, a Prefeitura e o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) firmaram na última semana uma parceria que promoverá ações preventivas nos dois principais rios que cortam a cidade. Além de evitar que a população seja afetada por novas inundações, a iniciativa tem como objetivo despoluir os pontos hídricos.

Em reunião realizada no Gabinete Municipal, na manhã da última sexta-feira (29), representantes do Executivo e técnicos do DAEE discutiram alternativas que pudessem diminuir a incidência de enchentes na cidade. Segundo o diretor de Meio Ambiente de Cachoeira, Willinilton Portugal, durante o encontro foi definido que a autarquia estadual promoverá, em breve, o desassoreamento (remoção de resíduos) dos rios Pitéu e Minhoca.

O trabalho de retirada dos detritos do fundo dos rios buscará garantir uma melhor fluidez e vazão da água, assim reduzindo a possibilidade de transbordamentos.

Além de elaborar o pedido de licenciamento ambiental do serviço junto aos órgãos fiscalizadores, ficará à cargo da Prefeitura o trabalho de remoção de árvores mortas e podas de parte dos galhos e bambus que ficam próximos aos rios, que acabam contribuindo para aumentar o volume de resíduos que caem nas águas.

Após a reunião, o prefeito Antônio Carlos Mineiro (MDB), e outros membros do Executivo acompanharam a equipe do DAEE até às margens dos rios Pitéu e Minhoca para uma visita técnica. Portugal comemorou o saldo do encontro com os especialistas da autarquia. “Conquistada graças à recente ida do prefeito à superintendência do DAEE em São Paulo, essa parceria será muito benéfica para Cachoeira. Em conjunto, definimos os pontos mais críticos que necessitam do desassoreamento, serviço que terá um nível de abrangência jamais atingido na cidade. Além de reduzir o risco de enchentes, essa ação de limpeza profunda melhorará muito a qualidade da água”.

A Prefeitura preferiu não revelar sua expectativa de data de início dos trabalhos nos rios Pitéu e Minhoca, já que necessita antes obter as licenças ambientais necessárias. Na próxima semana, a equipe da diretoria do Meio Ambiente se reunirá na capital paulista com representantes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para tratar sobre o tema.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?