Cachoeira projeta mutirão da Saúde com exames de ultrassonografia para fila de espera

Parceria entre secretaria de Saúde e Dr Rafu Junior tenta atender grupo que aguarda por assistência médica

Rodoviária de Cachoeira, que receberá o Mutirão da Saúde neste sábado; cidade planeja reduzir filas na saúde (Foto: Gabriel Mota)

Thamiris Silva
Cachoeira Paulista

Com o intuito de amenizar a fila de espera no atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), causada pela pandemia de Covid-19, cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) estão projetando e oferecendo serviços com alternativas mais ágeis. Em Cachoeira Paulista, a Prefeitura realiza neste sábado (12), o Mutirão da Saúde.

Para suprimir as filas dos exames de ultrassonografia, a secretária de Saúde de Cachoeira iniciou uma parceria com o médico radiologista Joseph Raffoul Júnior, o Dr. Rafu, ex-candidato a deputado federal e a prefeito em Ferraz de Vasconcelos (SP), para oferecer exames de ultrassom.

O Mutirão da Saúde será ofertado por meio de uma van aparelhada com equipamentos para a realização do exame. Todo o serviço médico é coordenado pelo Dr. Rafu Junior. Para evitar filas, cada paciente terá seu horário agendado.

A iniciativa, que ainda está em fase de teste, promete ampliar o atendimento e reduzir as filas de exames na cidade. “A princípio, pensamos em mutirões em várias áreas, mas nós estamos atendendo a demanda da fila de ultrassonografia. Depois, vamos fazer o do eletro e mais para frente de oftalmologia”, detalhou o secretário de Saúde, Rafael Carvalho Franco.

De acordo com a administração, os exames serão oferecidos a setenta pacientes, que aguardam na fila de espera, nas áreas de ginecologia como transvaginal, cardiologia com ultrassonografia do coração, gastroenterologista com ultrassom abdominal entre outras especialidades médicas.

As notificações para os setenta pacientes das listas de espera foram realizadas pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde) na quinta (10) e sexta-feira (11).

Os pacientes notificados devem procurar a rodoviária nova, localizada na rua José da Silveira Mendes, do n°156 ao 228, no Centro, no horário do agendamento da sua ficha de exame, com dez minutos de antecedência para realizar o exame.

Bananal – A secretária de Saúde do município do Vale Histórico anunciou para este sábado (12) o mutirão de exame preventivo, com o gancho do Dia Internacional da Mulher, oferecendo atendimento ginecológico. O serviço será nas ESF’s (Estratégia Saúde Família) do Centro e Palha dos períodos das 9h às 16h. Não é necessário agendamento.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?