Piquete anuncia mutirão de consultas de prevenção ao câncer

Ação busca reduzir fila de espera por atendimentos; moradores devem se inscrever com antecedência

Entrada do Hospital em Piquete; Prefeitura anunciou evento com exames e consultas médicas para prevenção ao câncer (Foto: Arquivo Atos)

Lucas Barbosa
Piquete

Com o objetivo de auxiliar a população de Piquete na prevenção ao câncer, a Prefeitura anunciou na última quarta-feira (9) que promoverá o Mutirão da Oncologia, que oferecerá consultas e exames gratuitos aos moradores no próximo dia 26. Com inscrições abertas apenas até a próxima semana, a iniciativa tenta reduzir a fila de espera por atendimentos na rede pública de saúde.

De acordo com a administração municipal, comandada pelo prefeito Rômulo Kazimierz, o Rominho (PSDB), o mutirão será realizado por meio de uma parceria com a Liga Piquetense de Combate ao Câncer e com o médico e coordenador da Liga de Oncologia da Faculdade de Medicina de Taubaté, Flávio Luiz Salgado.

A ação ocorrerá no Ambulatório Municipal de Especialidades e no ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Centro. Na ocasião, os médicos realizarão avaliações focadas na identificação de sintomas de câncer de boca, pele, mama, ginecológico e de próstata.

Segundo a secretaria de Saúde de Piquete, o público alvo da iniciativa é formado por homens e mulheres com mais de quarenta anos que aguardam a primeira consulta oncológica na fila de espera da rede pública de saúde. Serão atendidos também pacientes, de todas as idades, que possuem histórico de câncer na família.

Os moradores interessados em participar do mutirão devem se inscrever até a próxima quarta-feira (16), num dos quatro ESF’s da cidade. A expectativa municipal é que pelo menos 160 pacientes sejam atendidos no próximo dia 26. “Ações como essa são sempre importantes, pois trazem mais acolhimento à população, agilizam a realização de exames e também diminuem nossa fila de espera. Dessa maneira, sempre que possível promoveremos mais mutirões e de diversas especialidades. Saúde é vida, e ela sempre será nossa prioridade”, ressaltou Rominho.

O secretário de Saúde, Luiz Humberto Leite, fez uma convocação especial ao público masculino de Piquete. “O mutirão é para homens e mulheres, mas sabemos que o público masculino apresenta resistência maior na procura por serviços de saúde, ainda mais quando se trata de prevenção ao câncer de próstata. Então, orientamos as ESF´s a realizar busca ativa com o intuito de facilitar o acesso deles à consulta. É importante lembrar que o câncer de próstata atinge milhares de homens todos os anos, por isso existe a necessidade de realizar o exame regularmente”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?