Cachoeira Paulista aposta em Fumtur para ampliar atividades turísticas

Pandemia mostra lacunas em dependência apenas do turismo religioso; Fundo garante legalidade de doações para novos projetos

A histórica Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista, abandonada há décadas, espaço “clama” por atenção (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Cachoeira Paulista 

Cachoeira Paulista passa a contar com uma nova forma de captação de recursos para fomentar o turismo local. Após 24 anos de criação, a Prefeitura regulamentou o Fumtur (Fundo Municipal de Turismo). A expectativa é de investir em diferentes setores com foco na retomada econômica pós-pandemia.

Regulamentado na última semana, o Fundo, que poderá receber transferências dos governos Estadual e Federal e de doadores em geral, será gerido por representantes do Comtur (Conselho Municipal do Turismo) e pelos secretários de Finanças e de Cultura e Turismo.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Ambrósio, será aberta uma conta específica para receber investimentos e alterar o cenário de dependência majoritária do turismo religioso.

Para a ajudante de cozinha, Maria Helena da Silva, os turistas vão até a cidade devido a Canção Nova, que retomou suas atividades gradativamente no último mês, e ficam ociosas por falta de atrações. “Eles chegam e quando dá o momento de intervalo (na CN), não tem mais nada pra fazer na cidade. Tem que ter mais esporte e espaço cultural. Precisamos também ter mais segurança na nossa cidade”, comentou ao exemplificar a Praça Prado Filho, como um dos pontos deficitários na área da segurança pública.

De acordo com Ambrósio, Cachoeira recebe cerca de dois milhões de peregrinos, que visitam pontos como o Santuário Pai das Misericórdias e o Santuário de Santa Cabeça. Já o foco da Administração é incentivar outras áreas e que a pandemia deixou claro, que uma cidade não pode depender exclusivamente de um segmento. “Mostrar o nosso turismo rural! Temos belas paisagens, bons restaurantes, o ecoturismo e esporte de aventura. Além dos eventos culturais e festivais”.

Questionado sobre os projetos já em andamento, o chefe da pasta destacou que foram liberados pelo Estado R$ 360 mil para 140 MIT’s (Municípios de Interesse Turístico) e que devem protocolar um projeto de revitalização no entorno do mirante do Padre Leo. “Serão banheiros, lojas e também o cercamento para termos um controle de acesso, que ainda hoje não temos”.

Os interessados em doar legalmente para obras no setor turístico e cultural podem entrar em contato pelo telefone (12) 3101-3358 ou pelo e-mail turismo@cachoeirapaulista.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?