Caraguá embarga três obras irregulares no Massaguaçu
Medidas são motivadas por falta de alvará; julho marcou aquecimento nas construções imobiliárias no município
Bruna Silva
Caraguatatuba
Mesmo com o mercado imobiliário em recuperação, Caraguatatuba interditou três obras, na última semana, na região norte da cidade. Segundo a Prefeitura, os projetos não tinham autorização municipal.
A ação contou com o apoio da secretaria de Urbanismo e da Polícia Ambiental. Ao menos, outros sete imóveis foram autuados e os processos seguem sobre análise do departamento jurídico da Prefeitura.
A atividade integra o programa municipal “Obras Regulares”, que deve intensificar a fiscalização em Caraguá. Segundo o responsável pela pasta Wilber Cardozo, não há justificativa para que obras irregulares aconteçam, pois “além de termos na cidade bons técnicos, a Prefeitura de Caraguatatuba fornece muitos programas para a pessoa se regularizar”.
Somente no último mês, mais de 140 projetos foram aprovados pelo setor responsável, o que representa uma área de mais de 22,5 mil m². Este foi o primeiro mês, em seis anos, com maior índice de aprovação de projetos.
A construção civil colabora ainda para geração de novos postos de trabalhado, fomentando também a economia do município. Cardozo destacou que a construção de uma casa pode gerar até vinte empregos diretos e indiretos, enquanto grandes obras podem ter mais de trezentas pessoas empregadas ou beneficiadas.
Para regularizar obras é necessário entrar em contato com a secretaria de Urbanismo, localizada à avenida Brasil, nº 749, no Sumaré, com horário de atendimento das 10h às 14h. O pedido por ser encaminhado também por e-mail no endereço urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou por telefone (12) 3886-6060.