Cachoeira é contemplada com programa estadual que facilita acesso à zona rural

Ferramenta digital inclui propriedades em principais aplicativos de mapas e rotas; ação facilita atendimento médico e escoamento de produtos

Mineiro assina convênio Rotas Rurais para investimento junto ao Governo do Estado (Foto: Reprodução PMCP)

Da Redação
Cachoeira Paulista

Os produtores e as famílias da zona rural de Cachoeira Paulista ganharam um motivo para comemorar nesta semana. A Prefeitura firmou um convênio com o Governo do Estado que garantirá a inclusão da cidade em um sistema tecnológico de mapeamento e de localização que facilitará o acesso às propriedades e o escoamento de produtos agrícolas.

De acordo com o Município, a assinatura do   documento de adesão ao “Programa Rotas Rurais” foi efetuada pelo prefeito Antônio Carlos Mineiro (MDB), na manhã da última quinta-feira (13). O ato foi acompanhado pelo assistente agropecuário da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Oswaldo Adorno, pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cachoeira, Fábio Ribeiro e pelo chefe da Casa de Agricultura de Cachoeira, Márcio Aurélio Ferreira. 

A celebração do convênio assegura que Cachoeira será incluída até o fim deste mês no aplicativo de smartphone, “Rotas Rurais”, que possibilita os produtores agrícolas e moradores da zona rural cadastrarem, através do aparelho celular, a localização de suas propriedades num sistema de georreferenciamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), responsável pela padronização, regulamentação e identificação de imóveis rurais. Após os usuários informarem o tamanho e a localização do terreno, as informações são repassadas à secretaria estadual de Agricultura que, através de imagens de satélite, checará a veracidade dos dados. Caso os detalhes estejam corretos, a propriedade rural terá seu endereço cadastrado em aplicativos do Google, como o Google Maps e o Waze, que fornecerão aos motoristas os mapas e rotas que os levarão até o imóvel, facilitando, por exemplo, a entrega de insumos e o escoamento de produtos agrícolas. As informações serão também disponibilizadas à rede integrada de inteligência digital do Estado, que indicará as coordenadas geográficas para o deslocamento de forças de Segurança e de resgate médico pela zona rural. 

A reportagem do Jornal Atos solicitou ao prefeito de Cachoeira mais detalhes sobre as tratativas que resultaram na inclusão da cidade no “Rotas Rurais” e também quais outros convênios poderão ser firmados em breve com o Estado, mas Mineiro não encaminhou uma resposta até o fechamento desta edição.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?