Zezão da Concretagem assume Aparecida no afastamento de Piriquito

Justiça afasta prefeito por noventa dias em investigação de improbidade administrativa em contratação de aluguel para sede do Poupatempo

Piriquito é investigado por irregularidades na contratação de imóvel paraa a sede do Poupatempo; vice assume a Prefeitura (Foto: Reprodução)

Andréa Moroni
Aparecida

O vice-prefeito de Aparecida, José Carvalho de Paula, o Zezão da Concretagem (Podemos), assumiu na tarde desta sexta-feira (23) o cargo deixado após o titular Luiz Carlos de Siqueira, o Piriquito (Podemos), ser afastado por noventa dias, de acordo com determinação do Tribunal de Justiça do Estado, que acatou denúncia do Ministério Público sobre irregularidade em contrato de aluguel para o Poupatempo.

Piriquito é investigado por possíveis irregularidades no contrato de aluguel do prédio onde funciona o Poupatempo na cidade. Em julho de 2022, o Município celebrou convênio com a Prodesp (Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo) para instalação e funcionamento do Poupatempo, em um imóvel situado na praça Benedito Meireles, nº 79, em imóvel que pertence a Mara Aparecida Braga Vieira, ex-sogra do prefeito e mãe da vereadora Ana Alice Braga (Podemos).

Segundo o MP, a contratação foi realizada de forma direta, sem contrato escrito, sem justificativa para a escolha do imóvel, ressaltando que a Prodesp não apresentou condições prévias para escolha do imóvel e que não houve pesquisa de preços para justificar o valor firmado. A prefeitura paga R$ 6 mil por mês para a proprietária.

Em primeira instância, a Justiça havia acatado o pedido para suspender o pagamento do aluguel, mas negado o afastamento do prefeito. O Ministério Público recorreu da decisão, insistindo no afastamento, que foi acatado em segunda instância.

A procuradora de Justiça, Maria da Glória Villaça de Almeida, destacou que o chefe do Executivo estaria prejudicando os trabalhos do Ministério Público no caso.

No seu pedido, a procuradora afirma que há risco concreto ao andamento do processo, “… pois desde a instauração do inquérito civil, o prefeito tem adotado postura inerte diante das requisições do Ministério Público para fornecer informações e documentos, dificultando propositadamente a apuração dos fatos”.

O documento afirma que Piriquito deixa de atender solicitações ou as cumpre de forma incompleta. “O prefeito tem utilizado a máquina pública para obter favorecimento pessoal ou beneficiar terceiros, o que também justifica o seu afastamento para impedir que continue perpetrando atos em afronta à moralidade e ao patrimônio público (trecho do pedido do MP)”.

Ainda na sexta-feira, Zezão da Concretagem revelou que deve anunciar as primeiras medidas como prefeito na manhã da próxima segunda-feira (26). A expectativa é referente até mesmo sobre o secretariado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?