Festa de São Benedito em Aparecida volta a ser celebrada na retomada 100% do turismo

Após dois anos de pandemia, fieis do santo cozinheiro voltam a participar das procissões e ações folclóricas; Município espera visita de 150 mil romeiros

Fiéis na edição de 2020 da Festa de São Benedito; evento está de volta (Foto: Reprodução)

Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida

A tradicional Festa de São Benedito de Aparecida volta a ser realizada em sua totalidade, após dois anos de restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Em sua 114ª edição, as celebrações da novena tiveram inicio no domingo (9) e seguem até o próximo sábado com missas às 17h e às 19h, de forma solene, na praça Dr. Benedito Meirelles, no centro da cidade.

Com seiscentos voluntários distribuídos em 35 comissões que organizam as diversas ações festivas e culturais, como o Leilão de Gado, a Boneca Maria Angu, shows, congadas e cavalaria, a festa marca o inicio da temporada do calendário turístico do município.

De acordo com o vice-presidente do Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares), Waldecir Henrique, a rede hoteleira está com 50% dos leitos reservados aos turistas. “Estamos bem otimistas em relação à festa esse ano. A nossa expectativa é de receber em torno de 150 mil a 160 mil turistas, somente nesse final de semana. Acredito que vai ser bem positivo”, ressaltou.

Fiéis – “Uma festa do povo, feita pelo povo e para o povo! De forma mais singela, com a fé e a devoção dos devotos, inspirando-nos na simplicidade e na caridade de São Benedito”, afirma o pároco, padre André Gustavo.

Para os “reis” (responsáveis pela coordenação da festa) Lucas Graglia de Oliveira e Helen Cristina Gomes da Costa de Oliveira, organizar o evento é uma emoção muito grande. “A gente tem consciência de que a festa é o divisor de água no movimento da cidade de Aparecida. A gente concilia essa emoção e essa bênção, mas também essa responsabilidade de certa forma atender as expectativas dos comerciantes da nossa cidade”, destacou Oliveira.

A tradicional procissão de São Benedito deve contar com quase cem congadas e moçambiques. Neste ano, o tema da festa é o mesmo da Campanha da Fraternidade (ação da Igreja Católica, que define os rumos do trabalho durante todo o ano) “Dá-lhes para os mesmos de comer”.

Outro momento aguardado e esperado pelos devotos do santo cozinheiro é a distribuição dos doces. Segundo os reis, cinco toneladas foram adquiridas para os fiéis. “Manteremos a retomada que já houve na última festa, que é de fazer essa distribuição somente após o término da missa solene. Então, provavelmente, será por volta do meio-dia, no centro comunitário”, contou Oliveira.

Guará – A tradicional Festa de São Benedito e São Gonçalo em Guaratinguetá completa 266 anos, considerada uma das mais longevas do país.

A festa, iniciada na segunda-feira (10), conta com eventos religiosos e distribuição de cerca de cinco mil quilos de doces ao público.

Pinda – A cidade também comemora o santo católico durante a semana. As atividades seguem até domingo, na igreja São Benedito, que fica na praça Dr. Emílio Ribas, com celebrações e música ao vivo e barracas gastronômicas.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?