Familiares reclamam das condições dos cemitérios de Aparecida

Mato alto, lixo e entulho são as principais queixas da população

Cemitério XII Aparecida (14) - Arquivo Atos
Mato alto e sujeira nos cemitérios de Aparecida causam desconforto na população (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

A paz do descanso eterno está acompanhada de entulhos, lixos e mato alto em Aparecida. Pelo menos é esse o cenário encontrado nos cemitérios da cidade, seja no Pio XII ou no Santa Rita. Situação que tem gerado desconforto nas famílias, que cobram da prefeitura a limpeza dos locais.

Para aposentada Maria Conceição, do bairro Itaguaçu, o cemitério Santa Rita está com muito lixo acumulado, muitos sacos espalhados perto dos jazigos e tem mato crescendo em todo local. “Eu venho com frequência aqui, onde meu marido está enterrado, e sempre encontro a situação desse jeito, fica ruim para as famílias que vem visitar os túmulos dos parentes”.

A situação de dona Conceição é semelhante a de outras famílias.

O secretário municipal de obras e planejamento, Gustavo Lopes, que também é responsável pelo Departamento de Serviços Urbanos, destacou que, semanalmente uma equipe é deslocada para os dois cemitérios para fazer a limpeza e recolher entulhos de obras.

“Toda semana fazemos a limpeza dos restos de construção que as pessoas deixam das reformas dos jazigos, mas os dois cemitérios são muito antigos e as calçadas e vias estão danificadas e também cresce muito rápido o mato”.

Dayan Rennó, administrador dos Cemitérios Pio XII e Santa Rita alertou que os moradores também devem contribuir com o bom estado dos cemitérios. Segundo ele, cada pessoa que possuí jazigo deve fazer a limpeza periodicamente. “Se cada pessoa fizer sua parte todos ganham, e a prefeitura também vem fazendo sua parte”.

Para Lopes, a solução definitiva para esse problema que tem se tornado crônico, seria a total reforma dos dois cemitérios da cidade. “O que precisamos aqui é de uma reforma total dos dois cemitérios. Estamos atrás de recursos para reformar o Pio XII, inclusive, temos um projeto e a colaboração do vereador Adval”.

Lopes ainda garantiu que “até o dia dos finados vamos fazer uma limpeza grande e deixar a situação um pouco melhor para os familiares prestarem suas homenagens aos entes queridos”.

Rennó disse ainda que, para qualquer reclamação sobre os cemitérios, as pessoas podem procurar a administração que fica localizada no paço municipal ou ligar no telefone (12) 3104-4000.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Familiares reclamam das condições dos cemitérios de Aparecida

  • 16 de setembro de 2020 em 16:43
    Permalink

    Gostei do assunto de sua publicação, gostaria de ver se é pertinente de divulgar em meu site: link acima.

    Sds.

    Hermes

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?