Com queda de internações, Santa Casa de Aparecida deve fechar UTI Covid

Administrador do Hospital confirma previsão de que leitos sejam encerrados no fim de agosto; hospital tenta aval junto à DRS

Leitos na região após queda na transmissão da Covid-19; que Aparecida fecha UTI’s destinados ao tratamento da doença (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Aparecida

Com menos pacientes necessitando de atendimento emergencial contra a Covid-19, a Santa Casa de Aparecida trabalha com a previsão de fechar a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusiva para pessoas com sintomas ou diagnosticadas com o novo coronavírus.

A vacinação contra a Covid-19 avança em toda a região e os números de internações e mortes têm queda registradas pelas secretarias de saúde municipais.

De acordo com o administrador do hospital, Frei Bartolomeu Schultz, a Santa Casa tem apresentado queda no número de pacientes na UTI. O hospital tenta junto a DRS (Diretoria Regional de Saúde) o aval para encerrar a ala da unidade de terapia intensiva. O setor foi aberto neste ano com a previsão de funcionar por pelo menos três meses.
“Nós iniciamos no mês de abril de 2021 e agora, no fim de agosto, vamos completar cinco meses. Estamos sim com a previsão de encerrar a UTI Covid no dia 31 e isso se dá pelo fato de estarmos reduzindo o número de contaminados e pacientes que precisam de suporte hospitalar”, destacou Schultz.

Se a ala for fechada, os pacientes de Aparecida, Potim e Roseira, que atualmente são atendidos pela Santa Casa, devem ser direcionados para outros hospitais de cidades vizinhas como Guaratinguetá, Lorena e Taubaté, por meio da regulação que é feita através do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde).
“A partir de 31 de agosto, se tudo caminhar bem, os pacientes que precisarem de UTI serão regulados para outros hospitais e nós manteremos, da forma como está alinhado, apenas os leitos de enfermaria até o final de setembro, que é o que temos contratado junto aos municípios, podendo ser renovado até o fim de dezembro”, contou.

Os profissionais da UTI Covid serão desligados, assim que a unidade encerrar as atividades. Segundo Schultz, a equipe havia sido informada sobre essa possibilidade no momento da contratação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *