Com número de funcionários reduzido, atendimento à população é prejudicado na delegacia de Aparecida

Emissão de documentos não atende público e moradores são obrigados a recorrer ao Poupatempo de Guará

Rafael Rodrigues
Aparecida

Tirar um RG (Registro Geral) ou uma cópia de antecedentes criminais tem sido tarefa difícil para os moradores de Aparecida, já que a delegacia da cidade está com o serviço de emissão de documentos prejudicado pela falta de funcionários. As pessoas que buscam atendimento no local são instruídas a procurar o Poupatempo ou a delegacia de Guaratinguetá.

A dona de casa Tereza Ciriolli foi uma das moradoras que tentou em vão retirar o documento de identidade dos dois filhos, e ainda reclamou do atendimento. “Eu fui com meus filhos para tirar o documento de identidade, aproveitando as férias. Chegando na delegacia não tinha ninguém para atender. Não sei o que aconteceu, e ainda por cima eu fui mal atendida”.

Tereza disse que para conseguir a documentação necessária dos filhos foi obrigada a recorrer à cidade vizinha. “Eles me mandaram ir ao Poupatempo, mas eu acabei indo na delegacia de Guará mesmo. Só que como moradora de Aparecida eu gostaria de ser atendida na minha cidade, nem todo mundo tem condições de gastar com condução para resolver problemas de documentos”.

Giselda Rodrigues, desempregada e à procura de uma ocupação, foi selecionada a uma vaga em um supermercado da cidade, mas para isso era necessário levar alguns documentos, entre eles, atestado de antecedentes criminais. “A gente tem que ir em Guará no Poupatempo, que é longe. Eu, como estou desempregada, não tenho nem dinheiro para o ônibus”.

Apesar de não gravar entrevista, o delegado titular de Aparecida, Adilson Marcondes, alegou que o problema enfrentado na delegacia é decorrente do afastamento do único funcionário que atende no setor, que por motivos eleitorais, já que é pré-candidato a vereador, teve de se desligar da função por três meses.

Ainda de acordo com a delegacia, mesmo sabendo da necessidade, a Seccional de Guaratinguetá não disponibilizou nenhum servidor para ocupar a vaga, e dentro da delegacia de Aparecida não existe efetivo suficiente para atender a demanda.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?