Secretária explica falta de materiais básicos nos postos de saúde de Guará

Maria Gorete colocou sobrecarga no PS como motivo de problemas e atraso na entrega de itens para as UBS

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Depois de reclamações referentes à falta de itens básicos para o atendimento a pacientes em postos de saúde de Guaratinguetá, a secretária Maria Gorete Nitsu Brígido respondeu sobre a situação. Ela garantiu que a alta demanda de atendimentos no Pronto Socorro é uma das causas da ausência dos materiais.

Há duas semanas, pacientes relataram a falta de itens como esparadrapos, soros fisiológicos, gases, seringas e outros materiais no Pronto Socorro da cidade. Na época, Gorete foi questionada, mas não respondeu sobre o caso.

Nesta semana, a secretária contou o que tem acontecido no Posto de Saúde. “As vezes, pela urgência de atendimentos, preencher planilhas para solicitar o material demora. Por isso, não têm esses materiais no estoque, porque não houve tempo hábil para fazer o pedido. Mas eu afirmo que não faltam materiais no Pronto Socorro”.

A média de atendimentos do Pronto Socorro é de 12 mil pacientes por mês, segundo a secretária. “A equipe de enfermagem muitas vezes fica sobrecarregada pela quantidade de atendimentos, então ter uma pessoa só para fazer isso poderia solucionar, mas nós estamos estudando um outro meio de resolver esse problema”, contou Gorete, sobre se a inclusão de um novo funcionário poderia auxiliar na listagem dos itens.

Quanto à falta dos mesmos itens nas UBS do São Dimas e Jardim do Vale, a secretária revelou que parte dos materiais ainda não foram entregues. Ela ainda contou que muitos pacientes pedem os itens sem ter a necessidade de usá-los, o que gera a falta de material para outros enfermos.

A secretária garantiu que o problema na entrega dos materiais está sendo resolvido, e os itens começaram a ser distribuídos na última quinta-feira.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?