Carroceiros de Guará protestam contra alteração de pontos de descarte de entulho

Grupo alega falta de diálogo e pede fiscalização contra carros e caminhões

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Um grupo de 35 carroceiros que atua em Guaratinguetá se queixou da alteração no ponto utilizado para descarte de lixo e entulho na cidade. A determinação é para que o grupo descarte os materiais somente no bairro Santa Luzia, o que causou a indignação dos trabalhadores.

De acordo com o trabalhador João Bosco Nogueira, que atua na região do Jardim do Vale e Beira Rio, os coletores tinham o aval da Prefeitura para despejar o material em três bairros da cidade.

Em uma reunião nesta semana com o subsecretário de Serviços Urbanos, Ricardo Freire, foi determinado que os trabalhadores passem a fazer o descarte no Parque Ambiental do Santa Luzia. Freire foi procurado para responder a afirmação, e de acordo com o departamento de Comunicação da Prefeitura de Guaratinguetá, ele desconhece o encontro.

“Somos em 35 carroceiros. A gente recolhe lixo e entulho e descartava em três pontos da cidade permitidos pela Prefeitura, na Cecap, Cohab e Nova Guará. Essas eram áreas autorizadas, tanto que havia um fiscal que multava carros e caminhões que faziam o descarte nesses pontos. Nos últimos quatro anos, não houve diálogo com a Prefeitura”, contou Bosco.

Com a mudança, os carroceiros terão de se deslocar até o Santa Luzia para fazer o descarte. No caso de Bosco, a situação é um pouco mais preocupante, já que ele trabalha do outro lado da cidade e recolhe em média de duas a três carroças cheias de entulho. “Como a gente vai sobreviver desse jeito? Vamos jogar o entulho onde, se não tem um lugar apropriado? Não há cavalo que aguente. A viagem é muito longa”.

O carroceiro questionou a logística que os trabalhadores terão de fazer para ir até o ponto autorizado, já que não há uma rota exclusiva. “A gente vai acabar atrapalhando o trânsito por onde passarmos, já que teremos que ir até o Santa Luzia pela avenida João Pessoa. Acho que deviam liberar um espaço para carroceiro, e colocar um fiscal no local contra a firma que faz esse descarte por meio de caminhões”, opinou.

Resposta – A Prefeitura foi novamente procurada por uma resposta e informou que a secretaria de Serviços Urbanos não se pronunciará sobre o caso. Ainda segundo a pasta, o Departamento de Resíduos do Saeg irá responder na próxima semana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?