Bandeirante promete solução para falta de iluminação em Aparecida

Rafael Rodrigues
Aparecida

Prefeitura e Bandeirante realizaram nesta última semana mais uma reunião para definirem, de uma vez por todas, como será resolvido o problema da falta de manutenção dos postes de iluminação pública na cidade. A queda-de-braço entre a administração municipal e a concessionária começou em janeiro desse ano, quando a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu que a responsabilidade do serviço seria do poder público.

Entretanto, o acordo firmado em maio desse ano determinava que a empresa, que até então fazia esse serviço, deveria realizar a manutenção de todos os postes que estavam sem luz na cidade. Para isso, a secretaria municipal de Obras realizou um levantamento e entregou uma lista para representantes da EDP, para que esse serviço fosse realizado, pelo menos até que a prefeitura terminasse a licitação para contratação de uma outra empresa que tivesse como fazer a manutenção.

Apesar desse acordo, empresa e prefeitura não chegaram a um consenso. A EDP não havia cumprido sua parte no acordo.

Para o secretário municipal de administração de Aparecida, Dr. José Dimas, o encontro dessa semana colocou fim nesse impasse. “A Bandeirante assumiu o compromisso de fazer a manutenção desses pontos até que se faça o certame, que será realizado em agosto”, disse.

Dimas fez questão de dizer que foi nessa última reunião que a prefeitura tomou conhecimento oficialmente de quantos postes existem na cidade, aproximadamente 12 mil, segundo ele. Com base nesse levantamento foi feito um estudo de custos de cada ponto para definir detalhes para continuar o processo de licitação. “Para que a cidade se prepare para essa manutenção, precisamos fazer um levantamento e conhecer os custos disso. Pela primeira vez tomamos conhecimento dos postes que temos”, salientou.

O secretário explicou ainda que outro levantamento é o custo de cada poste desse, bem como dos valores que a prefeitura dispõe para realizar o serviço. “Chegamos a conclusão que cada poste de iluminação tem um custo operacional de R$ 213, e essa conta será bancada pelo imposto que está na conta de luz que o munícipe paga, a chamada CIP (Contribuição de Iluminação Pública).

De acordo com os cálculos, a prefeitura arrecada aproximadamente R$ 72 mil por mês com esse imposto. À partir de setembro, esse dinheiro vai ser o valor pago para empresa que vencer a licitação. Até lá, o montante ficará com a EDP Bandeirante, para que ela cubra os gastos com a manutenção.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?