Após oito meses, famílias do Bonfim em Aparecida seguem sem acesso principal ao bairro

Prefeitura anunciou em janeiro parceria com o Estado para recuperação de ponte; moradores ainda usam desvio, após promessa não cumprida

Acesso bloqueado a bairro de Aparecida; famílias cobram solução (Foto: Colaboração)
Acesso bloqueado a bairro de Aparecida; famílias cobram solução (Foto: Colaboração)

Rafael Rodrigues
Aparecida

O transtorno que os moradores do Bonfim, na zona rural de Aparecida, sofrem com a falta de estrutura para acessar o bairro não tem prazo nem solução para terminar. Mesmo depois do anúncio de uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado que poderia dar fim à precariedade da ponte que liga a cidade ao bairro, os moradores continuam obrigados a buscar o caminho alternativo e mais longo.

O presidente da Associação dos Amigos do Bairro do Bonfim, Cássio Alves, afirmou que desde que a Prefeitura anunciou a melhoria, em janeiro desse ano, nada aconteceu.

Sobre os riscos com a ponte, Alves garantiu que já havia feito o anúncio de que a tragédia estava por acontecer devido às chuvas. “A parte do caminho que rompeu já estava cedendo, e com a chuva forte acabou caindo de vez, inclusive a cratera engoliu um carro”.
De acordo com os moradores, o acesso alternativo ao bairro é mais precário, e fica ainda pior quando chove forte. A situação levou a cobrança por uma providência definitiva para que o principal acesso seja recuperado.

Alves afirmou que há dois anos os moradores sofrem com a falta de infraestrutura para chegar ou sair do Bonfim. “O que eles têm feito é colocar entulho, um pouco de terra, mas o problema continua. Quando chove, roda tudo. Hoje em dia ninguém passa lá, nem carro, nem pedestre”.

A justificativa para que nenhuma obra tenha sido realizada no local partiu do coordenador da Defesa Civil de Aparecida, o tenente Benedito Campos Oliveira. Segundo ele, mesmo com todas as reuniões do prefeito Ernaldo Cesar Marcondes (MDB) no Governo do Estado, nenhum recurso prometido foi liberado. “O prefeito fez diversas reuniões com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e depois com o agora governador Márcio França (PSB), mas sempre protelaram e não liberaram os recursos necessários. A última justificativa é que estamos no período eleitoral, e é ilegal a liberação de verba para o município”, explicou.

Ainda em janeiro, a Prefeitura havia divulgado que o secretário de Obras José Benedito Angelieri confirmou que uma vistoria foi feita, e que houve sinalização positiva do Estado para realização das obras necessárias.

Em nota, a Prefeitura de Aparecida informou na época a Defesa Civil Estadual enviou representantes a Aparecida para vistoriar a ponte que caiu na estrada do Bonfim. Segundo a nota, na oportunidade os representantes do Estado fizeram um relatório fotográfico e receberam uma planilha de custo atualizada do projeto para a construção da nova ponte, que já foi encaminhada à Casa Militar.

Apesar de dar a entender que o problema seria solucionado, nada passou de publicidade sobre um problema que ainda persiste.
A saída da atual administração municipal é parceria público privada, e a solicitação ao menos de maquinário e mão-de-obra do Estado para concluir a obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *