Aparecida registra seis óbitos nos primeiros dias de junho e leitos de UTI seguem com 100%
Unidade de Tratamento Intensivo segue em 100% desde do começo do ano, com mais da metade dos números de mortes registrados no mês
anterior

Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida
Com seis óbitos nos nove primeiros dias de junho, a Santa Casa de Misericórdia de Aparecida segue desde do começo do ano com 100% dos leitos da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) ocupados para o tratamento de pacientes com covid-19. Além da própria Aparecida e a demanda de turistas aos finais de semana e datas religiosas, o hospital é referência no atendimento para as cidades de Potim e Roseira, disponibilizando dez leitos para UTI e trinta para enfermaria.
apresentam o pulmão comprometidos. “A gente tem percebido que as pessoas que tem vindo buscar atendimento, a maioria está precisando ficar internada, então isso nos preocupa sim, porque estamos entrando no inverno e já é comum termos várias doenças com sintomas gripais que podem ser de Covid também”.
No último sábado, o Governo do Estado de São Paulo realizou o Dia D da vacinação contra a Covid-19, para as pessoas que ainda não receberam a segunda dose do imunizante.
De acordo com a secretaria de Saúde de Aparecida, apenas quatro pessoas foram tomar a segunda dose e ainda há 36 pessoas. Mas a
pasta acredita que a baixa procura no Dia D reflete a questões como a morte de pessoas, que deveriam receber a segunda dose, mas faleceram, e o recebimento da imunização em outras cidades e não que as pessoas simplesmente estão deixando de completar o esquema vacinal contra a Covid-19. “Aqui em Aparecida, a gente faz uma busca ativa das pessoas que não compareceram e aí a gente faz um levantamento para saber o porque ela não compareceu”, explicou a secretária Simone Oliveira.
Ainda segundo a secretária, o governo municipal planeja realizar uma testagem em massa na cidade e aguarda a chegada de oitenta mil teste. “Nós ainda não iniciamos o nosso bloqueio de transmissão, mas ele está no calendário nosso e pretendemos iniciar no máximo em 15 dias.
Em números – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (10), Aparecida tem 3033 casos confirmados, com 2875 recuperados (95%), 57 pessoas em isolamento domiciliar e 93 óbitos. Entre os suspeitos, 78 pessoas com sintomas de síndrome gripal seguem em monitoramento nas residências e sete pacientes estão internados na Ala Covid da Santa Casa de Misericórdia.