Aparecida abre processo seletivo para saúde antes do concurso público

Medida é confirmada para manter atendimentos em unidades de saúde; provas podem ser aplicadas em 45 dias

Entrada principal do Pronto Atendimento de Aparecida; cidade abre processo para reforçar rede pública de saúde (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Aparecida

As unidades de saúde de Aparecida passarão por mudanças nos próximos meses. Com o fim do contrato emergencial entre a Prefeitura e o Instituto Lagos, o Executivo confirmou contratação direta de profissionais da saúde e um processo seletivo antes da convocação dos aprovados no concurso público, que tem provas previstas para março. As alterações tem caráter imediato.

O Instituto Lagos foi contratado em 2019 de forma emergencial e atende as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) de Aparecida. Com o vencimento do contrato, a Prefeitura abriu processo licitatório para contratar outra empresa ou organização social, porém o Ministério Público suspendeu o certame. Na última quarta o Executivo se reuniu com o MP para definir as melhores alternativas para a saúde.

Segundo o secretário de Justiça e Cidadania de Aparecida, Jeferson Monteiro, serão duas medidas. “Será feito através da Prefeitura, e após consulta ao Tribunal de Contas, uma contratação direta e um processo seletivo provisório para que as pessoas que estão na saúde continuem trabalhando. E assim que houver a posse dos aprovados no concurso público, regularize de vez a questão da saúde”. A Prefeitura pode levar pelo menos 45 dias para realizar o processo seletivo.

A prova será aberta a qualquer profissional da área da saúde, segundo o secretário. Antes disso o Executivo vai contratar diretamente profissionais que atuam na saúde para não deixar as unidades de atendimento desassistidas até a realização do processo seletivo.

“Durante os 45 dias do processo seletivo, haverá uma contratação provisória de funcionários, então os postos não serão fechados. As pessoas que já estão trabalhando nos postos serão contatadas pela secretaria de Saúde e haverá um contrato direto com elas durante um período de 45 dias. Saindo o processo seletivo, sai a contratação dos aprovados e não haverá paralisação dos atendimentos”.

De acordo com o secretário, são em torno de cem vagas abertas através das contratações diretas e do processo seletivo. As inscrições para o concurso público municipal permanecem abertas até 6 de fevereiro. As vagas temporárias do processo seletivo ainda serão anunciadas pela Prefeitura.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?