Novo prefeito anuncia mudanças no secretariado e Flavia Pascoal tenta melar cassação

Prefeitura segue com alteração na chefia de nove pastas, enquanto prefeita cassada entra com ação judicial para anular votação

Márcio Maciel (esq.) que assumiu a prefeitura após a cassação de Flávia Pascoal (dir.); secretariados são reformulados (Foto: Reprodução) 

Da Redação
Ubatuba

Pouco mais de 24 horas após assumir o comando de Ubatuba, o prefeito, Márcio Maciel (MDB), anunciou na tarde da última quarta-feira (31) a reformulação de parte do secretariado municipal. Enquanto acompanha as mudanças promovidas pelo novo chefe do Executivo, a ex-prefeita, Flavia Pascoal (PL), busca convencer a Justiça a anular a sessão legislativa que resultou na cassação de seu mandato na última terça-feira (30).

Em nota em seu site oficial, a Prefeitura de Ubatuba revelou que Maciel nomeou nove novos secretários, são eles: Almir Moura (Segurança), Ana Cristina Lourenço (Saúde), Elaine Pinho (Comunicação), Fábio Isnard (Urbanismo), Fábio Rossi (Esportes), Luiz Augusto Rossi (Assistência Social), Luiz Carlos Frade (Arte e Cultura), Marcelo Ângelo da Silva (Governo) e Sérgio Carvalho (Turismo). Em contrapartida, o prefeito recém-empossado manteve três chefes de pasta da administração anterior, Alexandre Augusto Ferrazo (Gabinete), Guilherme Adolpho Penteado (Meio Ambiente) e Thiago Lamosa (Tecnologia da Informação).

De acordo com o Executivo, os novos secretários são servidores municipais de carreira, a maioria com mais de duas décadas de serviços prestados à Ubatuba e sua população. Já a decisão em manter três profissionais levou em conta o fato de que eles vinham desenvolvendo um trabalho consistente.

A Prefeitura deverá divulgar ainda nos próximos dias os nomes que assumirão a chefia das pastas de Educação e de Obras.

Maciel foi empossado prefeito durante cerimônia realizada às 14h da última terça-feira na Câmara. Na ocasião, o novo chefe do Executivo afirmou que o momento não era de comemoração já que em sua visão a cassação do mandato de Flavia foi um dos episódios mais lamentáveis da história da política da cidade praiana.

Poucas horas antes do evento de nomeação do novo prefeito, o plenário da Câmara havia sido palco da sessão que culminou na saída forçada de Flavia do comando do município. Iniciada às 13h da última segunda-feira (29), a sessão, que sofreu uma interrupção de aproximadamente três horas, foi concluída apenas às 4h da última terça-feira. Na ocasião, sete dos dez parlamentares votaram a favor da cassação do mandato da prefeita, seguindo assim o relatório final da CEI (Comissão Especial de Inquérito) que considerou como procedentes as denúncias de que ela violou os princípios da administração pública, moralidade e da impessoalidade ao permitir que o Município celebrasse um contrato de fornecimento de pães para a merenda escolar, no valor de R$ 730 mil, com a empresa Acf2 Serviços e Comércio Ltda que os comprou diretamente de uma padaria de propriedade de seu irmão, o empresário, Rafael Pascoal.

No início da noite da última quarta-feira, o portal de notícias LN21 publicou uma matéria informando que os advogados de defesa de Flavia ingressaram na Justiça com um mandado de segurança solicitando a anulação da sessão que cassou seu mandato. Segundo a publicação, a ação alega que a Câmara não atendeu ao pedido da defesa da então prefeita para que a sessão fosse adiada devido ao fato de que ela havia contratado um novo grupo de advogados que precisava de mais alguns dias para poder se inteirar do processo. A constituição da nova equipe teria ocorrido na noite do último domingo (28) e o início de seu trabalho na manhã seguinte, poucas horas antes do começo da sessão. Apesar de justificar a necessidade da remarcação do evento, o que permitiria que os novos advogados tivessem mais tempo para se preparar para a sustentação oral de defesa, a Câmara teria negado o pedido.

Até o fechamento desta edição, a Justiça não havia se manifestado sobre o pedido dos defensores de Flavia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?