Região tem aumento de 25% em casos de estupro

RMVale contabiliza 553 vítimas entre janeiro e agosto; Caraguá e São Sebastião estão entre as cinco cidades com mais registros

Delegacia de Defesa da Mulher em Lorena; estupro aumenta na região, crimes contra vulneráveis são mais recorrentes (Foto: Andréa Moroni)

Lucas Oliveira
RMVale

Um levantamento divulgado pelo Governo do Estado na última segunda-feira (25) apontou um aumento de 25% no número de estupros registrados na região neste ano. Os dados revelam que 76% dos crimes foram praticados contra vítimas consideradas vulneráveis pela lei, no caso menores de 14 anos, deficientes mentais ou pessoas que sofrem com algum tipo de enfermidade.

De acordo com o levantamento da SSP (secretaria de Segurança Pública do Estado), a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) contabilizou 553 casos de estupro entre janeiro e agosto deste ano, sendo 421 cometidos contra vítimas vulneráveis. O montante supera em 111 registros o do mesmo período o do ano passado, que foi de 442, sendo 334 praticados contra vulneráveis. As estatísticas estaduais apontam São José dos Campos como a cidade com mais ocorrências de estupro na região, no caso 142. Logo atrás, aparecem Jacareí, com 58 registros, e Caraguatatuba, que teve 53 moradores violentados.

Uma das vítimas de estupro de Caraguá neste ano foi uma criança de apenas 4 anos, violentada pelo próprio pai. O homem, que não teve a idade e identidade divulgadas, foi preso pela Polícia Militar em 29 de junho em sua casa, no bairro Indaiá, após a filha relatar a membros do Conselho Tutelar os abusos que vinha sofrendo. Um exame médico confirmou que a criança foi violentada sexualmente pelo pai, que segue preso aguardando julgamento pelo crime de estupro de vulnerável, que tem uma pena de 8 a 15 anos de detenção.

Segundo os dados da SSP, as 31 demais cidades da região que registraram casos de estupro nos primeiros oitos meses deste ano foram: São Sebastião (35), Taubaté (35), Pindamonhangaba (28), Ubatuba (28), Campos do Jordão (26), Lorena (20), Cruzeiro (18), Guaratinguetá (18), Ilhabela (16), Aparecida (10), Caçapava (9), Cachoeira Paulista (9), Tremembé (7), Igaratá (6), Paraibuna (5), Santa Branca (5), Potim (4), Piquete (3), Bananal (2), Lavrinhas (2), Queluz (2), Roseira (2), Santo Antônio do Pinhal (2), São Luís do Paraitinga (2), Canas (1), Cunha (1), Lagoinha (1), Natividade da Serra (1), Redenção da Serra (1), São José do Barreiro (1) e Silveiras (1).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?