Cachoeira Paulista tem terceiro dia de combate a incêndio e queimadas

Após dois registros em área do Inpe, Bombeiros agem em ocorrência às margens da Estrada Velha e pedem conscientização sobre os riscos

Trabalhos para controle do incêndio na mata do Inpe, em Cachoeira; com tempo seco, queimadas aumentam (Foto: Divulgação PMCP)

Da Redação
Cachoeira Paulista

A previsão de chuva para essa quarta-feira (27) aparece com um reforço no combate à queimadas pela região. O destaque preocupante está em Cachoeira, que pelo terceiro dia seguido registrou problemas com fogo.

Um incêndio em uma área de mata no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mobilizou o Corpo de Bombeiros de Cachoeira Paulista, no final da tarde da última segunda-feira (25). Foram quatro horas de trabalho de agentes de Bombeiros de Lorena e de três caminhões pipa para controlar o fogo.

No dia seguinte, por volta das 11h, o Corpo de Bombeiros voltou a ser acionado para controlar outro incêndio de grandes proporções na mata do Inpe. Os bombeiros contaram com a ajuda da equipe de apoio do Instituto e da Defesa Civil para controlar o fogo de uma área equivalente a cinco campos de futebol.

De acordo com o sargento dos Bombeiros, José Carlos Bitencourt, o fogo foi controlado por volta das 14h, totalizando três horas de ação. “Evitem jogar bitucas de cigarro no chão e principalmente na margem das rodovias, não coloquem fogo mesmo que seja para limpar terreno e jamais ateiam fogo no mato. Isso evita grandes incêndios bem como ajuda na preservação do meio ambiente. As queimadas podem causar sérios problemas à saúde e prejuízos ambientais como a morte de animais”, reforçou Bittencourt.

Já nesta quarta-feira, apesar do registro de chuva durante a manhã, outro caso, desta vez de uma queimada, em área de mata às margens da rodovia Deputado Oswaldo Ortiz Monteiro, próximo à uma cerâmica. “O pessoal esteve no fogo em mato na saída de Cachoeira. São mais ou menos três campos de futebol. Foram gastos cinco mil litros de água no combate ao foco no local”, contou o sargento Henrique, que participou dos trabalhos.

Queimadas – A onda de calor e o clima seco contribuem para um maior risco de ocorrências de incêndios e queimadas, assim a participação da população é fundamental para prevenir possíveis ocorrências.

É recomendado que as pessoas evitem o descarte inadequado de bitucas de cigarro em áreas vegetadas, e não ateiem fogo nos seus lixos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?