Ubatuba é selecionada para sediar Festival Paralímpico Nacional
Evento, que busca incentivar jovens praticarem esportes adaptados, deve atrair dez mil

Lucas Barbosa
Ubatuba
Escolhida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro na última semana, Ubatuba será uma das sedes do festival esportivo que contará, em setembro, com a participação de cerca de dez mil jovens com deficiências físicas de todo o país. Além de promover a inclusão, o evento almeja incentivar crianças e adolescentes especiais a praticarem esportes.
Agendada para 21 de setembro, a segunda edição do ‘Festival Paralímpico’ ocorrerá simultaneamente em setenta cidades brasileiras que reunirão crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos. Ubatuba e Taubaté foram os únicos municípios escolhidos da RMVLN (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) para sediarem o evento, que comemora o ‘Dia Nacional do Atleta Paralímpico’ (22 de setembro). A data foi instituída em maio de 2012, mas apenas começou a ser celebrada em 2014. Ela também homenageia a fundação do Comitê Paralímpico Internacional, organizador dos Jogos Paralímpicos.
Além de ginásios esportivos, Ubatuba foi selecionada pelo Comitê Brasileiro devido à possibilidade de oferecer diversas modalidades esportivas inéditas aquáticas e de areia. Na cidade litorânea, os jovens participarão de partidas de atletismo de praia, canoa havaiana adaptada e surfe adaptado. Os jogos ocorrerão pela manhã, na praia do Perequê-Açu.
Cada uma das modalidades poderá contar no máximo com cinquenta participantes. O Comitê Paralímpico Brasileiro permite que 20% das vagas sejam destinadas a crianças e adolescentes que não possuem limitações físicas.
Segundo a chefe da Seção de Educação Especial de Ubatuba, Maria de Lourdes Teixeira, o festival não possui o objetivo de ser uma competição, mas sim um meio de inclusão, integração e de incentivo à prática esportiva. A expectativa da organização é que até 150 jovens deficientes físicos participem do evento.
Para discutirem os preparativos estratégicos para o evento, diversos membros da Prefeitura se reuniram, no último dia 23, com representantes da Câmara, Corpo de Bombeiros, Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba, e Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara. A cidade não necessitará realizar investimentos para o evento, já que possui a estrutura e os equipamentos necessários para as atividades.
Mais ações – O Festival Paralímpico integrará a programação da 3ª Semana do Direito à Educação Inclusiva de Ubatuba, que contará com palestras, mesa jurídica, atrações musicais, festival de natação e caminhadas. A ação será realizada entre 17 e 21 de setembro.
Durante o ano, a Prefeitura também oferece aos portadores de necessidades especiais aulas de diversas modalidades esportivas como tiro com arco, surfe adaptado e natação.
Os interessados em mais informações sobre o Festival ou às ações esportivas voltadas a portadores de necessidades especiais devem entrar em contato com a Prefeitura de Ubatuba através do contato (12) 3834-1000.