Selecionada para receber Virada Cultural 2020, Caraguá prepara estrutura

Munícipio é escolhida como uma das 16 sedes do evento, que ganhou versão online para inibir riscos do novo coronavírus

Evento deve contar com apresentações como shows musicais e espetáculos de dança (Foto: Divulgação Fundacc)

Thales Siqueira
Caraguatatuba

Caraguatatuba e Guaratinguetá foram selecionadas para receberem a edição 2020 da Virada Cultural do Estado de São Paulo. Nesse ano, como medida de prevenção ao contágio do novo coronavírus, o evento, terá uma apresentação em formato online.

As duas cidades foram escolhidas, com outros 14 municípios paulistas, no Programa “Juntos pela Cultura”, por meio da Chamada Pública.

Caraguá participará da versão do evento que será realizado no próximo dia 19.

A comissão de seleção considerou o investimento em atividades artísticas e culturais, o incentivo à ampliação do acesso da população e a valorização da produção cultural local pelos municípios para a escolha das 16 cidades que receberão a ação.

O programa “Juntos pela Cultura 2020” é uma das ações criadas pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de estimular o setor cultural e criativo no contexto da crise gerada pela pandemia.

Com a paralisação das atividades culturais, a atração utiliza o ambiente online da plataforma de streaming e vídeo #CulturaEmCasa para levar conteúdo cultural de todas as regiões de São Paulo de forma gratuita para o maior número possível de pessoas.

O evento planeja contribuir para o desenvolvimento e manutenção da cena cultural local e criar oportunidades de geração de renda para profissionais do setor artístico-cultural.

Serão investidos R$ 177,2 milhões esse ano em 52 linhas de apoio a artista e produtores culturais independentes. Ao todo, 4,8 mil projetos devem ser apoiados e 54 mil postos de trabalho criados.

Para a coordenadora de projetos da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Bruna Caldas, é uma satisfação para o município receber a Virada SP, pois o evento cede apoio e fomento à cultura local. “Em tempos de distanciamento social e de suas graves consequências para o setor, a realização da Virada SP e o título de Capital Cultural valorizam e fortalecem o fazer e os fazedores da cultura de Caraguatatuba, e os promovem internamente e ilimitadamente para além de suas fronteiras” comemorou.

Assim como os outros municípios selecionados, Caraguatatuba foi reconhecida como “Capital Cultural” e passou a integrar as Redes de Capitais Culturais do Estado de São Paulo.

As edições da Virada SP são realizadas em parceria pelas prefeituras selecionadas, a Organização Social de Cultura Amigos da Arte, e a secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Estadual.

Considerada como um dos maiores eventos do estado e a maior festa cultural de todas consiste em uma maratona de apresentações de linguagens variadas, como shows musicais e espetáculos de dança.

Os artistas e grupos de relevância no cenário cultural, local, regional, nacional e internacional marcam presença no evento que é realizado de um dia para o outro.

As atividades e artistas locais que foram indicados na proposta do município receberão uma curadoria especializada do Estado. O cachê para as atrações selecionadas será de R$ 5 mil.

A Amigos da Arte apoiará a produção dos registros audiovisuais locais com a direção e concepção do evento online, e uma programação cultural exclusiva. A data do evento e sua programação completa ainda não foi divulgada.

Amigos da Arte – Primeira Organização Social de Cultura a ser certificada pelo Governo do Estado de São Paulo, a entidade é responsável por executar eventos como a Virada SP e já produziu mais de trinta mil atividades entre shows musicais, espetáculos de teatro, música, dança, circo, exposições artísticas e oficinas culturais.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?