Política a conta-gotas…

Troca de recados

O convite: Rodrigo Garcia e João Pita

E na recente passagem do governador Rodrigo Garcia por Guaratinguetá, o ex-presidente da Câmara, João Pita, levou um recado pessoal do deputado Vanderlei Macris e recebeu outro direto e reto. Ou seja, enquanto Pita transmitia votos de sucesso na eleição, Garcia respondia que passou da hora dele retornar ao PSDB e assumir o comando do partido na cidade. Durmam com este barulho…

 

 

 

 

O poder da escolha

Ainda de forma tímida por conta da movimentação eleitoral de 2 de outubro, a disputa pela próxima presidência da Câmara de Guará é assunto nas sedes dos poderes Legislativo e Executivo. No primeiro cenário, o jogo de xadrez entre os que votam, no segundo ambiente, no ‘palácio de vidro’ da Chácara Selles. A dúvida está entre quem sempre se demonstrou fiel e o que ‘muda muito de opinião e posicionamento’. Correndo por fora, a ‘Pop’ que parece que gostou de presidir a sessão no impedimento do titular…

E por falar em poder…

…os vereadores de Guará brecaram – pelo menos por enquanto – o projeto de doação de área pública à Polícia Militar, de autoria do Executivo. Há quem garanta que não se trata de rejeição ao prefeito Marcus Soliva, mas faltou diálogo entre os poderes, já que a doação poderia comprometer as construções das futuras sedes da Prefeitura e Câmara.

Notícias palacianas

E por falar em eleições, vazou dos andares do ‘palácio de vidro’ para as rodas políticas de Guaratinguetá que o secretário de Administração, Ademar dos Santos Filho, já deu ares de candidato à sucessão de Marcus Soliva. Disseram ainda que ele conta com a simpatia de muitos servidores e comissionados do governo Marcus Soliva.

 

Poder de articulação

Fábio Longuinho

As eleições são de deputado pra cima, mas na realidade de Lorena, o presidente da Câmara, Fábio Longuinho, demonstrou mais uma vez sua habilidade em articular grupo unido. Pela movimentação na captação de votos para seus deputados, Longuinho agregou apoio de mais cinco vereadores, três ou quatro suplentes e uma equipe de rua de primeira linha fazendo a ponte entre os candidatos com os eleitores.

 

 

 

Agora é oficial

Ortiz Junior

Esta semana a notícia de que o candidato Ortiz Junior, que ‘belisca votos’ em toda região, recebeu o ‘salvo-conduto’ para disputar a eleição, não teve a mesma repercussão de quando a Justiça Eleitoral deu mostra de impugnar seu nome. Apesar da ameaça passada, Ortiz não havia interrompido sua campanha, apesar de passar mais tempo justificando o problema do que pedindo votos. Agora vai…

 

 

 

 

Quem matou o leão?

Sylvinho Ballerini

Como diz o ditado, “depois que alguém mata o leão, todos querem tirar uma foto com o pé em cima do bicho!” Pois bem, o prefeito Sylvio Ballerini deixou claro, esta semana, que quanto aos recursos que o Estado passou e está passando à Santa Casa de Lorena, o trabalho tem sido dele. E dá pra entender, porque numa administração que parece a ‘casa dos artistas’, há sempre alguém querendo roubar a cena do protagonista…

 

 

CEI da propina

A cotação da Câmara de Pinda está em nível máximo no mercado político, com a abertura da CEI para investigar o suposto envolvimento do vereador Carlos de Moura – Magrão em eventual esquema de propina envolvendo a Santa Casa. Por nove votos, a investigação foi instaurada com prazo de validade. Ah! Já há registro de incredulidade entre os eleitores de que a CEI termine numa pizzaria…

Dois pesos, duas medidas?

José Carlos

Após a gritaria que levou o Legislativo de Pinda a instaurar CEI contra o Magrão, houve protesto contra outros quatro vereadores (Regina Celia – a Regininha do PL, Felipe Guimaraes do PODE, Gilson Nagrin do PP e Marco Mayor do PSDB), que foram denunciados no Portal da Transparência por diversos supostos delitos na Câmara Municipal. A gritaria toda é porque o comando da Casa de Leis, ao invés de abrir outras CEI’s, preferiu tirar a ferramenta de transparência do ar. Com a palavra do presidente José Carlos Gomes – o Cal!!!

 

 

 

O que muitos querem saber

Quem seria(m) o(s) beneficiado(s) com a batata assando destes cinco vereadores? Seria alguém interessado em votos agora em 2 de outubro, para presidência do Legislativo ou já pensando em limpar o caminho para 2024? A Câmara de Pinda abrirá procedimentos para averiguar os quatro últimos envolvidos, ou o Magrão vai desidratar sozinho?

Perguntar não ofende

Por que a Câmara de Pindamonhangaba tirou essa semana o Portal da Transparência do ar? Seria manutenção ou por conta das denúncias que foram postadas? Teria sido manutenção ou…?

Sandálias da humildade

Ainda sobre a CEI da propina na Câmara de Pinda, tem gente achando que já passou da hora do vereador Magrão ‘baixar o topete’ e calçar as sandálias da humildade. No mínimo, ensaiar um discurso convincente caso as investigações concluam pela culpa e, principalmente, se o resultado for contrário. Ao invés de xingamentos aos populares que acompanham as sessões de Câmara, um pedido de desculpa aplausiva…

Novo round

Jorge Currila

A suposta ‘guerra fria’ entre o vereador Diego Miranda, em oposição velada ao prefeito Thales Gabriel, se manifestou na sessão de Câmara desta semana, quando se discutia o projeto do Executivo que valoriza os salários dos agentes de saúde de Cruzeiro. Pelo que se ouviu nas esquinas da cidade, Diego teria embarcado numa emenda inconstitucional ao projeto, do colega Fafá, para fazer sua política de liquidificador. Perguntem ao presidente Jorge Currila – que precisou botar ordem na casa para garantir o benefício dos servidores municipais…

 

Alguém responde???

…afinal, Diego Miranda está fechado 100% com Marco Bertaiolli para esta eleição? Quem presenciou o nobre vereador de braços dados  com o deputado federal Eduardo Bolsonaro, durante a caminhada pró-Tarcísio pelas ruas de Cruzeiro, ficou em dúvida ou entendeu outra coisa…

Sete milhões em ação

Com uma mão discreta e amiga no Legislativo – leia-se Gú Castro – a Câmara de Aparecida aprovou nesta semana o remanejamento de R$ 7 milhões da Saúde municipal para as pastas da Educação e Infraestrutura. Por mais que remover recursos da saúde pareça um atentado à população, o prefeito Luiz Carlos – o Piriquito, garantiu que a transferênça desta grana toda não vai reduzir a quantidade de atendimentos e a funcionalidade do sistema. Já esse recurso na Educação e na Infraestrutura vai beneficiar os moradores em outras áreas.

Agora dá tempo

A primeira-dama Magali Simas, o secretário Marcos Penido e o prefeito Antonio Mineiro – junto com seu filho – posam para foto histórica com a equipe de trabalho da unidade do Poupatempo

Com muitas idas e vindas, o Poupatempo tornou-se realidade em Cachoeira Paulista na última quinta-feira, após ato solene de inauguração com a presença de secretário de Estado Marcos Penido, prefeitos da região, autoridades, vereadores e convidados. Segundo a patuleia política, até um grupinho que a princípio se mostrava contrário, se juntou ao prefeito Antonio Mineiro para sair na foto de inauguração. Duas situações foram lembradas por Mineiro na solenidade: o trabalho sério que vem fazendo – junto à sua equipe de governo – e a certidão negativa de débito da Prefeitura, que mesmo enfrentando dificuldades econômicas, conseguiu recolocar o município na rota dos recursos estadual e federal.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?