Política a conta-gotas…

Rolando a economia

Marco Vinholi e Isael Domingues

Visando extrair recursos de onde for possível para melhorar a economia da cidade, o Congresso Estadual de Municípios, ocorrido esta semana em Campos do Jordão, foi alvo do prefeito Isael Domingues e seu ‘pelotão de elite’. Com o vereador Gilson Nagrin, ele interagiu com lideranças políticas e gestores, e com Marco Vinholi, acertou ações do Estado para o município. A boa notícia veio também do Turismo, onde está previsto R$ 71 milhões em projetos para 250 cidades beneficiadas, e que Pindamonhangaba fará parte desta iniciativa.

 

 

O último, apague a luz…

Edson Riccomi

Quem diria que o PSDB de Guará, que já foi alvo de disputa por espaço interno e rejeição de algumas filiações há exatos dois anos, se tornaria ‘casa vazia’ próximo as eleições de 2 de outubro. Comenta-se que boa parte da cúpula tradicional do partido acompanhou a migração de Edson Riccomi, Cesinha Zangrande e outros tucanos para o Republicanos, do pré-candidato ao governo do Estado Tarciso Gomes de Freitas, com total apoio de Bolsonaro.

 

 

 

Projeto 2024
É voz corrente entre os bem informados de Guará que a repaginação do Republicanos com os ex-tucanos a bordo coloca o partido entre os mais estruturados para a próxima ‘temporada de caça aos votos’ em 2024. Outros partidos seguem a mesma linha, como o PSD de Junior Filippo e seu fiel elenco; o MDB de Fabrício Dias e Marcelo da Santa Causa; também o PL de Regis Yasumura com Arilson Santos e Marco Evangelista. E podendo surgir outros, vale destaque para o PSB, que voltou ser presidido por de Daniel Vieira, e que traz em seu elenco Miguel Sampaio, João Vaz e outros produtores de votos. Falam ainda que o PSC, de Marcio Almeida – atual partido do prefeito Marcus Soliva, poderá ser a base do futuro vice de um dos prefeituráveis citados a cima.

Resposta educacional

Sylvio Ballerini

O prefeito Sylvio Ballerini deve enviar à Câmara, nos próximos dias, o projeto que eleva o salários dos professores de Lorena ao piso nacional, estabelecido recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro. O benefício está sendo aguardado pelos educadores e já conta com apoio no Legislativo para votação imediata. Sylvinho também analisa uma moção de apelo de seu próprio líder no Legislativo, Maurinho Fradique, que pede reajuste especial aos eletricistas e pintores da Prefeitura.

 

 

Cultura & isenção
E se depender dos vereadores Fabio Matos e Fabio Longuinho, quer dizer, do projeto aprovado na sessão desta semana, empresas de Lorena, se investirem nos projetos culturais da cidade, receberão isenções fiscais. O projeto de lei que deverá passar pelo crivo do jurídico da Prefeitura, para analisar vícios de iniciativa e inconstitucionalidade, teve a simpatia pessoal do prefeito Sylvio Ballerini, segundo o pessoal do Gabinete, porque vai atender e incentivar a Cultura local.

Empurrômetro
Parece que a novela de algumas CEI’s instauradas na Câmara de Lorena, com finalidades suspeitas, terão suas conclusões postergadas. Na sessão desta semana, CEI que investiga o direcionamento de recursos federais no período da pandemia e, a outra, que busca especular valores direcionados à Santa Casa – na administração passada, receberam um ‘empurrômetro’ de mais 180 dias pela frente. Já a do ‘voto fantasma’, que atormenta o vereador Careca da Locadora como o protagonista da façanha, deve cair no plenário nos próximos dias.
Não convidem para…
…a mesma picanha – os vereadores Beto Pereira e Bruno Camargo, mesmo que o churrasqueiro seja o próprio prefeito Sylvio Ballerini, acostumado em apagar incêndios entre seus ‘pupilos’ que gravitam em torno de sua administração…

Perguntar não ofende
Procede os comentários que para aprovar as contas do ex-prefeito de Cachoeira Paulista – na contramão do parecer do Tribunal pela rejeição – está valendo até emenda parlamentar para suavizar vereador, romance, viagens à Capital Federal, presentes e muito mai$$$? Tem gente que não sabe se denomina a operação de convencimento de ‘vale tudo’ ou ‘vale muito’!!! Com a palavra o presidente, que por sinal, vota também… Contra ou a favor?

Reconhecimento federal
O prefeito Romulo Kazimierz – o Rominho, está comemorando a inserção de Piquete no Mapa do Turismo Federal, que colocará o município na rota das políticas públicas e recursos do Ministério do Turismo. Com isso, a cidade estará aberta a receber investimentos do setor privado. Para Rominho, se a União reconheceu o potencial de Piquete, ficará mais fácil a conquista do MIT – Município de Interesse Turístico do Estado.

Pacotão do Isael
Entre as idas e vindas a Brasília, o prefeito Isael Domingues anunciou esta semana investimento de R$ 1,2 milhão para revitalizar duas praças públicas e dois ginásios esportivos do município. O pacotão inclui as Praças Elvira Moreira – em frente à APAE, no bairro do Crispim, a Dr. Cícero da Silva Prado, da Vila São Benedito, também os ginásios esportivos João do Pulo e do Zito, em Moreira César. O recurso veio do Governo Federal, através da Plataforma + Brasil. Pelo que se ouve na maioria dos pontos de encontros de Pinda, Dr. Isael prometeu a modernização dos espaços públicos e vem cumprindo, tornando-os mais atrativos e seguros para a comunidade.

Balcão de empregos
Circulou pelos balcões mais movimentados de Cruzeiro que o secretário Zé Rogério é o mais comentado da administração Thales Gabriel, principalmente quando o assunto é empregabilidade. Parece que ele foi a porta da esperança para muitos que buscaram um encaixe temporário nas oportunidades que a administração abriu…

Nova performance
Quem também está bem comentado nas principais rodas de Cruzeiro, é o Kleber Silveira – do Saae. Observaram que após um breve período de discrição pública, ele retornou com discurso mais confiante e incisivo, ostentando as obras e projetos do prefeito Thales Gabriel. Para o oposição, que tenta juntar o que sobrou do grupão das eleições de 2020, é mais uma tragédia anunciada para 2024. Perguntem ao Sergio Antonio!!!

Insegurança ou intimidação?
A Câmara de Guará voltou a ser assunto nas rodas políticas e cafezinhos da cidade, esta semana. Nem a votação do reajuste dos servidores da Prefeitura reuniu plateia com a sessão da última terça, que marcou o retorno da Pop Star ao plenário, após o ‘mal súbito ou pileque’ da semana retrasada. A dúvida decorrente é sobre um pequeno grupo feminino posicionado na plateia, exibindo cartazes de apoio à vereadora. As opiniões no mercado político se dividem entre a provável insegurança da parlamentar, ou tentativa de intimidação aos colegas, como antídoto contra alguma medida punitiva, caso o atestado médico não cole…

Cargos & salários
Se para avançar um passo em Cachoeira, o prefeito tem de combinar com a Câmara, a aprovação dos 56 cargos para reestruturar e equipe da Prefeitura foi um avanço. Talvez atraídos pela possibilidade de indicações, os pupilos da motolândia fizeram coro com os governistas e disseram sim, com exceção de Agenor Todico e Thálitha Barbosa. Há quem aposte em frustrações, porque embora tendo os cargos oficializados, o prefeito não pretende contratar de imediato, devido a saúde financeira do município…

Costura fina

Em participação ao Atos no Rádio, Norbertinho fala sobre eleições em Pinda

Se as apostas no mercadão de Pinda é de que o próximo prefeito deva ter passado pelo Legislativo, a exemplo do próprio Dr. Isael Domingues, pelo menos quatro nomes surgem na memória recente dos eleitores: o atual vice Ricardo Piorino, o sindicalista Herivelton Vela, o ausente da temporada Rafael Goffi e o habilidoso Norbertinho Moraes. Os especuladores projetam também os graduados a coadjuvantes, ou seja, com aproveitamento para vice: Luiz Carlos – o Cal, Magrão e Cebola. Na última semana, Norbertinho, em participação ao Atos no Rádio, admitiu aproveitar todas as oportunidades para chegar ao Executivo, inclusive passando pela presidência da Câmara, desde que tenha consenso e apoio nos cenários da vida pública.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?