Política a conta-gotas…

Ressaca da pandemia

Sylvio Ballerini

O prefeito Sylvio Ballerini voltou atrás em sua decisão de liberar a realização do Carnaval em Lorena, mesmo nos padrões nostálgicos com a folia concentrada no entorno da Praça Arnolfo de

Azevedo. Apesar do sinal verde aos carnavalescos ter gerado muitas críticas na cidade, justificaram que o prefeito ponderou as questões pandêmicas e o risco de uma nova crise sanitária.

Rolou entre os comentaristas da Praça que a decisão final de Sylvinho em brecar o Carnaval agradou muito mais a população do que a de liberar geral…

 

Resistência

Marcus Soliva

Ao contrário de Lorena, numa realidade mais profissional e imponente, Guaratinguetá segue em ritmo de preparação para o Carnaval. A decisão de liberar a festa também dividiu opiniões em debates entre ‘prós e contras’, com ‘alguns oportunistas’ tentando seu momento de fama.

A princípio, o prefeito Marcus Soliva está convincente quanto a realização da programação, motivado pela tradição do Carnaval de rua como um dos mais atrativos do Vale e da geração de recursos no setor turístico da cidade!!!

 

 

Contraponto

Dani Dias

Quem se destacou nos debates sobre a realização do Carnaval de Guará, essa semana, foi a vereadora Dani Dias, com apelo de preocupação quanto as condições de saúde pública.

Dani defendeu o envolvimento do Comitê Sanitário da Covid-19 e do Legislativo nas avaliações sobre o tema, porém, o tom de seu discurso foi no estilo ‘em cima do muro’, como se fosse uma ‘tucana’, ou quem sabe uma futura!!!

 

Não deixe o samba morrer

Celão

Ainda sobre o debate do Carnaval em Guará em defesa dos carnavalescos, o vereador Marcelo Coutinho – o Celão, só está esperando para ver se o assunto vira pauta no plenário para ‘colocar os pingos nos is’ e mostrar que o cerceamento de liberdade não pode interferir na festa popular, uma vez que a pandemia já está sendo vista pelo ‘retrovisor’, que “pese as cepas e incidências leves de contaminações, que não será o Carnaval que fará a diferença”.

 

 

Perigo à vista

No caminho para conseguir os sonhados 100% de esgoto tratado em Cruzeiro, esta semana o prefeito Thales Gabriel foi às redes sociais para anunciar o início das obras da nova estação de tratamento. Para a população, mais uma ‘injeção de ânimo’ em saber que a administração pública segue em alta; já para o mercado político, preocupação para uma minoria interessada na sucessão de 2024. Disseram que o vídeo gravado por Thales, posicionado entre José Kleber e Manoel Amorim, significou mais que uma publicidade institucional do SAAE, foi encarado como uma mensagem subliminar para 2024.

Por trás das cortinas

Enquanto o prefeito Thales Gabriel naturalmente valoriza personagens de sua equipe nas aparições públicas e mídias sociais, o pessoal do por trás das câmeras se contorciona para permanecer em destaque para 2024; qualquer semelhança com Zé Rogério, que utiliza de todo aparato de sua secretaria e da estrutura da máquina pública para manter sua expectativa eleitoral, e Diego Miranda, que isolado na vereança, busca a ‘paternidade de resultados alheios’, talvez não seja mera coincidência. Pelo menos isso é o que se ouve nas rodinhas políticas de Cruzeiro.

A tiracolo do homem

A política tem de fato o poder de mudar comportamentos e atitudes. A prova disso é o vereador Carlos de Moura – o Magrão, que ultimamente tem feito o prefeito Isael Domingues de ‘ombro amigo’, ainda mais agora que o homem está subindo como ‘foguete’ no conceito da população de Pindamonhangaba, com os índices de seu governo batendo 78% de aprovação. Situação, ou melhor, condições bem diferentes do primeiro mandato, quando Isael enfrentava uma série de CEI’s e tinha seus projetos engavetados pela Câmara, e Magrão formava coro com os opostos contra o Executivo…

Soro financeiro

Isael Domingues

E por falar em Isael Domingues, neste início de dezembro, ele ficou mais popular no comércio de Pindamonhangaba que o próprio Papai Noel, após injetar mais de R$ 15 milhões na economia local com a antecipação do 13º salários dos servidores e o pagamento do mês.

Tem empresários e até sindicalistas estourando as champanhes antecipadas em sua homenagem…

 

Ano novo, plenário novo

O presidente Fabio Longuinho prometeu ao seu grupo de apoio, e está cumprindo, modificar o espaço das sessões de Câmara para entrar no próximo ano com mais ânimo. Não apenas os vereadores de bom senso, mas até a população de Lorena não ‘engolia’ o visual do plenário iniciado pelo Tão – já condenado pela Justiça – e Maurinho Fradique, que no afã de gastarem, deixaram o espaço mais parecido com um guichê de rodoviária que propriamente um cenário onde se discutem as leis que regem o município. Claro que apesar da reforma de agora, o projeto da construção da nova sede do Legislativo segue avançado nos bastidores da Casa.

Temporada de caça…

…aos votos Quem passou pelo Vale da Fé na última quinta-feira foi o secretário estadual de Habitação, Fernando Marangoni, aproveitando a entrega de pequenos lotes de casas do CDHU, com direito a solenidade e palanque para discursar. Marangoni deve fazer coro com Ortiz Junior na eleição do ano que vem, como uma das apostas de João Doria para Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Pelo andar da carruagem, em Lorena, a dupla de candidatos já conta com a coordenação do vereador Beto Pereira, enquanto em Guaratinguetá, os também vereadores Dani Dias, Arilson Santos e parcialmente Pedro Sannini devem pedir votos para os dois tucanos do Palácio do Governo.

Perguntar não ofende

Com a tendência mais que certa, da ‘trinca de vereadores’ que chegaram à Câmara de Guaratinguetá ‘pendurados na administração’ de Marcus Soliva em apoiar as candidaturas de Fernando Marangoni e Ortiz Junior, como fica a ‘enxaqueca’ de Regis Yasumura – apoiado pelo gabinete do prefeito?

Plano & ação

Rola entre os cientistas políticos de Aparecida que se o prefeito Luiz Carlos – o Piriquito, não elaborar um plano de ação e colocar em prática até o primeiro trimestre do próximo ano, sua possível reeleição em 2024 será um fiasco. Segundo a patuleia, os eleitores ainda não viram em tempo real uma ação que justifique o Executivo nestes 12 meses de governo, a não ser situações futurísticas que qualquer leigo sabe que nunca vão acontecer. Perguntem ao André Monteiro!!!

Previsão 2024

Com a lentidão de Piriquito na Prefeitura de Aparecida, os previsólogos da Praça São Benedito apostam que pelo trotar da carruagem, o próximo prefeito tem grandes possibilidades de surgir da Câmara Municipal; até porque o pré-candidato que pretende arriscar novamente, não gosta de acordar cedo…

Pai & filho

É voz corrente na periferia de Pinda que a dupla de médicos Dr. Calé e Dr. Fernando – pai e filho, têm somado positivamente no atendimento da saúde municipal. O ‘Pai’ como plantonista do Pronto Socorro e o ‘Filho’ no setor de imagens na Santa Casa. O trabalho de Fernando, que já desfilou na passarela eleitoral em busca de uma vaga na Câmara, e o apoio do pai Dr. Calé, duas vezes vice-prefeito de Guará, tem tirado o sono de muitos políticos da Princesa do Norte, principalmente agora que o filho tem participação da TV. Só restam a eles – os temerosos – criticarem quem eles chamam de playboy…

Mudando as mobílias

Não sabem até onde é fato ou boato, mas é voz corrente pelos corredores da municipalidade que o vereador Renato Cebola poderá estrear em uma das secretarias da Prefeitura do Dr. Isael, liberando sua cadeira na Câmara de Pinda para o suplente Chicão do Felipe. Ah! Falam também que o Magrão quer salvar as finanças do colega e ex-vereador Professor Osvaldo, indicando-o para uma possível vacância na pasta da Habitação.

De olho na base

Guilherme Gigli

O sucesso dos primeiros dias de eventos e circulação pelo Centro comercial de Guaratinguetá deixou uma imagem próspera do presidente da Aceg, Guilherme Gigli, não só entre lojistas e consumidores, mas também no cenário político.

Se a avaliação para os próximos anos (de olho em 2024, claro) é de que o prefeito deverá apostar em perfis administradores e de planejamento para a sucessão, Gigli é cada vez mais visto como peça importante em uma possível estratégia, encabeçada por um braço direito de Soliva. Aquele que vem resolvendo vários abacaxis, mesmo sem aparecer para a plateia, desde janeiro de 2019.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?