Política a conta-gotas…

Boa notícia

Thales Gabriel Fonseca

De forma diferenciada, o prefeito Thales Gabriel assinou com o Estado mais um benefício aos moradores da zona rural de Cruzeiro, o Programa Rotas Rurais.

A intenção é criar mecanismo de acesso por geolocalização de todas as estradas rurais da cidade, para facilitar o escoamento da produção e transporte de insumos.

Thales foi recebido esta semana pessoalmente pelo secretário estadual de Agricultura, Itamar Borges, que já pensa em outros projetos para somar esforços na melhoria da qualidade de vida da população.


Fogo amigo

Ao que tudo indica, o prefeito Sylvio Ballerini está vivendo uma fase de ‘enxugar gelo’ em Lorena. Ainda que tenha liberado o auxílio emergencial à mais de 6 mil famílias, esteja construindo galerias para conter águas de chuvas em áreas periféricas, segue pavimentando estradas na zona rural, está trabalhando para reduzir o valor do ITBI, anunciou inauguração de uma creche para atender 5 bairros e mais uma série de ações, tem se ‘queimado pelo fogo amigo’. Uma voltinha pelos setores de saúde da cidade e poucos, porém, estratégicos setores da Prefeitura, percebem o pessoal do contra atuando ‘descaradamente’. Será que ele vai demorar para descobrir o peso da caneta?

Bloqueio

A ‘mando não se sabe de quem’, o vereador Careca da Locadora tentou aprovar requerimento na sessão de Câmara exigindo de forma regimental explicações pela falta de materiais no Centro Odontológico de Lorena. Cerca de oito vereadores bloquearam o pedido de Careca, já que pela abertura que o prefeito Sylvio Ballerini tem dado ao Legislativo, dispensa a estes requintes de pressão, que poderiam alimentar uma queda de braços…

Frustração

Políticos das torcidas organizadas da Praça Conselheiro criticaram a forma em que os vereadores, quer dizer, a Câmara de Guará retornou as sessões do segundo semestre. Com Ordem do Dia ‘branda’, outorga de título de cidadania, ‘oba-oba’ e moções de pesar, o que mais esquentou o clima no Legislativo foi o princípio de ‘barraco’ de um militar que acompanhava a sessão no plenário, chamando atenção do Fabrício da Aeronáutica pela redação de um requerimento ao Executivo, relacionado a Vila dos Servidores…

Bastidores dos gabinetes

Ainda sobre o início das atividades do Legislativo de Guará, o que mais chamou atenção da patuleia foram os comentários da reformulação do MDB – com expectativas de novidades; o ciclo de palestras do Agosto Lilás que a bancada feminina da Câmara vai promover; e as articulações do gabinete do prefeito para garantir os votos necessários na aprovação do financiamento de R$50 milhões pelo Finisa…

Pão embolorado

Quando a população de Cachoeira Paulista pensou que a Câmara não tinha mais no que piorar com a ‘sobrevivência’ de alguns remanescentes da ‘Motolândia’, os vereadores aparecem em plena sessão brigando por causa de pão, ou melhor, pela falta deles no ‘lanchinho’ servido durante as sessões. Isso mesmo, disseram que o Max reclamou e criticou o presidente Rodolpho Veterinário por regular dinheiro para comprar uma quantidade maior de pães, assim mesmo sem manteiga. Falaram também que o Bebê do Seu João surtou contra o Max e reclamou do apetite desenfreado do vereador Todico que, além de comer demais, detona até o lanche dos funcionários da Casa, e que na maioria das vezes, o Brejão compra com seu próprio dinheiro…

E por falar em Câmara…

…de Cachoeira – a bancada feminina se reuniu esta semana para discutir políticas que possam marcar mais a presença das mulheres no Legislativo, sendo que uma delas, seria a conquista de espaço na futura mesa administrativa, incluindo o cargo de presidente. Pelos comentários, as quatro vereadoras já teriam apoio de mais dois colegas para encarar a disputa pela presidência da Câmara na segunda quinzena de setembro.

No fio da navalha

Piriquito

E quem diria, o prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, que viveu a experiência de ter seus mandatos de vereador suspensos num passado não muito distante por ‘obra e graça da Justiça’, quase ‘rodaria’, agora, como chefe do Executivo, a pedido do Ministério Público.

A promotora de Justiça chegou a pedir sua cabeça por ter descumprido seu próprio decreto de restrições sociais no auge da pandemia, fantasiar os números de internações e esfriar os ânimos da vigilância sanitária na fiscalização.

Resumo, por hora ele continua no cargo, mas a ações de improbidade correm a todo vapor na primeira instância da Justiça.

Chumbo trocado

Se as coisas estão ‘feias’ para o Piriquito na Prefeitura, na Câmara o cenário não é diferente. Após comprar briga com o pessoal da Frente do Trabalho de Aparecida, o vereador André Monteiro pediu a destituição de Ana Alice Vieira Braga da presidência do Legislativo. Em consequência, foi denunciado na Comissão de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar. Ah! Parece que não é apenas a presidente que está querendo a ‘cabeça’ de André, outros vereadores também…

Prova de fogo, quer dizer…

…de votos – A especulação política de Pindamonhangaba abre apostas sobre a posição do ex-vereador Rafael Goffi nas eleições do ano que vem: se vai desfilar como candidato a federal puxando votos para Junior Ortiz, ou atuará apenas como coordenador da campanha?

Ou tudo, ou nada!

Com um surto de propensos candidatos a deputados com base em Pinda se manifestando para eleição do ano que vem, há quem aposte, no Mercadão, que no ‘frigir dos ovos’, candidaturas locais devem se resumir apenas na de Padre Afonso para federal e de Herivelton Vela do PT a estadual. Disseram que o Julinho Car, do Podemos, amarelou quando levantou os custos para uma campanha mediana, Norbertinho quer se preservar para o futuro e Roderley deverá seguir secretário…

Ritmo acelerado

Enquanto o mercado político decide ‘quem será quem’ na eleição para deputado em Pinda, Ricardo Piorino se mantém pilhado no trabalho de apoio à administração do prefeito Isael Domingues, quebrando o recorde como o vice mais atuante da história da cidade. Por marcar presença constante em todas obras – começo, meio e fim – e realizações – gabinete e eventos – da Prefeitura, tem gente suspeitando que seus dias são de trinta horas. Ai, ficou fácil o apelido: ‘Piorino 30 horas’.

Habemus estrada!!!

O prefeito Marcus Soliva e sua comitiva marcaram presença na última quinta-feira em Serra Negra, para garantir mais de R$ 2,6 milhões do Estado – por meio da Dadetur, para investir na infraestrutura da estrada cênica do Gomeral, que vai facilitar o acesso a Campos do Jordão. Soliva está a espera também de outros recursos estaduais, entre eles, o programa de vicinais do Governo, para avançar no turismo. E para ‘jogar água fria’ na oposição que ‘assina o ponto na Praça’, o prefeito aguarda nos próximos dias a liberação dos recursos do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias – o Dade, para término das obras do Mercadão e do Centro.

Nova liderança

Como estratégica de governabilidade, a prefeita de Canas, Silvana Zanin, indicou para este segundo semestre o vereador Téo do PTB como seu líder na Câmara. A notícia, que não agradou muito a oposição, foi vista com ‘bons olhos’ por quem torce para o bom desempenho da administração. Com o voto de Laerte Zanin (PTB) apenas em situação de desempate por estar na presidência, e agora Téo na liderança do Executivo, o vereador Alceu Junior (PTB) fica praticamente sozinho na oposição.

Cautela & canja de galinha…

Corre na boca-pequena de Piquete que o carisma e o bom desempenho da administração do prefeito Rômulo Kazimierz não tem atraído apenas eleitores e admiradores na região, mas personalidades com índice de rejeição acentuada também. É que pelo que se ouviu em algumas rodas de comentaristas, politiqueiros com baixa performance de credibilidade estão tentando engajamento em sua administração. A preocupação entre muitos que aprovam o governo municipal, é que, se Rominho for vencido pelo assédio destes indivíduos, corre o risco de comprometer sua ascendência futura.

Metáforas da sabedoria

“Não havendo lenha, o fogo se apaga” – A pergunta que não quer calar: ‘Quem será’, do hospital de cima, que anda ‘pondo pilha’ no homem que assina o cheque, com relação ao hospital de baixo? Ou seria o ‘grisalho’ que larga a ‘casa pegando fogo’ para ir pescar?

Mensagem cifrada

Como diz o provérbio de Salomão: “até o tolo quando permanece calado, é tido como sábio”! Isso também é aplicado da política…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?