Política a conta-gotas…

Reconhecimento de área

Isael Domingues, Márcio Alvino e Piorino

Quem circulou pelo Congresso Nacional essa semana – com repercussão na política de algumas cidades da região – foi o prefeito Isael Domingues, com direito a foto no plenário da Câmara com o deputado Marcio Alvino. Aparentemente, uma foto com parlamentar em Brasília sempre foi algo comum, exceto nesta fase onde se define quem poderá substituir Alvino no parlamento federal em 2026, uma vez que ele deverá concorrer à Prefeitura de Mogi das Cruzes, na eleição do ano que vem. Pelo andar da carruagem, o PL pretende investir em Isael para uma vaga da Câmara dos Deputados!!!

 

 

 

Comitiva
Ainda sobre o prefeito de Pinda e sua comitiva em Brasília, a viagem não se limitou ao aceno de Marcio Alvino. Enquanto Isael Domingues e o secretário João Carlos cumpriam agenda com o presidente Geraldo Alckmin, Ricardo Piorino percorria os ministérios alinhavando emendas com os deputados. A repercussão da visita foi quase imediata entre alguns políticos de Pinda. Muitos acreditam que as frequentes aparições de João Carlos no gabinete do vice-presidente já é parte de uma costura para garantir a presença do PSB no palanque de Piorino.

 

 

Contraponto
E por falar em aliança eleitoral de Pinda, corre na boca pequena que o PSB de Alckmin poderá receber reforço de Rafael Goffi, enquanto o PT possivelmente receberá o ex-prefeito Vito Ardito, sinalizando uma provável majoritária, que pelo menos garanta representantes dos partidos na futura Câmara. Sobre a tendência do PP de Norbertinho somar forças com o palanque de Ricardo Piorino, ainda segue sem comentários entre os politiqueiros…

 

 

Nostalgia
No vale tudo para “chamar sua atenção” disseram que bateu saudades no ex-prefeito Junior Filippo do seu tempo no comando de Guaratinguetá, a julgar pelos vídeos puxando a lembrança dos eleitores às obras do passado. Essa semana a nostalgia relembrou o Complexo Mário Covas. Que venha 2024!!!

 

 

Eliminatória interna
Em ritmo de seletiva eleitoral no grupo suprapartidário de Marcus Soliva, os times, quer dizer, os pré-candidatos, estão avançando com tudo no processo de viabilização de seus nomes, de olho na ‘bênção da sucessão’. O vice Regis Yasumura segue sua pré-campanha com um olho na administração e outro atento nas possibilidades de alianças no mercado político. Já Miguel Sampaio e Dani Dias, ao que tudo indica juntos, caso contrário estão de ‘marcação cerrada’ disputando os territórios, porque onde um aparece, a outra chega junto e vice-versa.

 

 

Correndo por fora
Quem apostou que o movimento de João Pita a prefeito de Guaratinguetá não passava de ‘fogo de palha’ já está mudando o palpite. Disseram que ele formou um grupo completo – quatro mulheres e oito homens – porém, não filiou ninguém até que consiga imunidade partidária para não levar uma ‘puxada de tapete’ na reta final. Sem ferir o prefeito Marcus Soliva, o discurso de João Pita continua o mesmo: “sou homem de grupo, porém tenho de fazer parte no grupo!” Para um bom entendedor, um pingo é letra…

 

 

O mesmo do mesmo
Como de praxe, a Câmara de Cachoeira elegeu ‘o mesmo do mesmo’ em termos de mesa administrativa, esta semana. Como favas contadas, Léo Fenix continua presidente, Brejão permanece no poleiro, Piscina sem cloro, mas secretário, e Rogéria na retaguarda. Sobre a nova, porém, manjada Comissão de Ética, a escolha de Max, Bebê e Rogéria foi de doer. O povo não sabe se ri ou se chora. Está mais para chorar…

 

 

Rédeas curtas
Ainda sobre clima de ameaças políticas, e agora, acrescida do agravamento financeiro, o prefeito Antonio Mineiro reuniu seu primeiro escalão para estabelecer contingenciamento na Prefeitura de Cachoeira. Segundo Mineiro, o que já estava difícil com os recursos escassos, imaginem agora com os cortes do Governo Federal nos recursos do FPM e similares. A ordem é continuar no planejamento severo e economizar até papel higiênico, se for o caso…

 

 

Quando ser ruim…
…não é o bastante!!! Com a tentativa de definir o próximo quadro de governança em Cachoeira – Prefeitura e Câmara – parece que Léo Fenix já se adiantou em potencializar o grupo com Breno Anaya de ponta de lança e provavelmente Torrada, agora como vice. Enquanto isso, o concorrente Aurélio da Farmácia tenta abraçar literalmente ‘supostos concorrentes’ para jogar em seu time. Essa semana ele postou foto com Elbon Fontes, que possivelmente virá para o confronto eleitoral do ano que vem. Diante deste quadro, Mineiro só dá risadas…

 

 

A voz do povo
A julgar pelas opiniões populares em Silveiras, os ventos estão favoráveis para o grupo de Guilherme Carvalho garantir a sucessão na Prefeitura e Câmara Municipal, basta acertar o posicionamento das peças e a dupla para puxar o cordão. Gente cotada para ganhar a eleição, Guilherme tem em sua equipe; alguns pela função que exercem com aceitação maior que rejeição, outros, porém, que só aparecem nas fotos em inaugurações sem indícios de recusa dos eleitores.

 

 

A soma de nada
Se a motolândia pretende reconquistar a Prefeitura de Silveiras vai ter de repensar a formação de um grupo forte e confiável, porque entre os nomes avaliados do pessoal que foi de sua equipe, incluindo o dele, pelas entrevistas realizadas nos últimos dias, não emplacam nem para garantir vaga na Câmara.

 

 

Devendo na praça
Será que alguém já deu um toque ‘naquele prefeiturável’ de Lorena – que pontua em baixo desempenho nas pesquisas – que seria conveniente tentar vaga na Câmara porque para Prefeitura seu ‘filme está embaçado’? Quem sabe se pelo menos pagar metade das dívidas e pendências judiciais, a rejeição diminua?!?!

 

 

Isolado
Quem diria que aquele vereador de Lorena que está prestes a ser deletado de seu atual partido, encontraria tantas dificuldades para aterrissar em outras siglas para encarar a corrida pelos votos! Tem partido que não o aceita; outros por estarem engajados no palanque do ex-prefeito. Aí, já viu, resta subir no ‘trem da morte’…

 

 

Apoio e meta
O mercado político de Lorena tem repercutido vários nomes novos para postular vaga na futura Câmara. Além de Marcinho Dentista – que já ameaçou no passado, mas agora diz que vai, o executivo Juvenal Loureiro, Fernando do Ceci, o resistente Bruninho Marcondes e, entre outros, a procuradora do município, Elida Vieira!!!

 

 

Nunca diga nunca
Quem estava curioso para saber se o Wagner Nogueira, do Tem Açúcar Vizinho de Lorena, ia ser candidato à vereador no ano que vem já matou a curiosidade. Em entrevista ao SapCast, programa de entrevista da agência SAP apresentado pela jornalista Flávia Gabriela, o “vizinho” disse que, pelo menos, nesse pleito ele não tem intenção de se candidatar. Mas é como diz aquele velho ditado, “Nunca diga nunca”. Quem sabe numa oportunidade futura, prefeito…

 

 

Lei de ‘Murphy’
Em ritmo de Aparecida, enquanto o prefeito Luiz Carlos de Siqueira – o Piriquito, se vira nos trinta para causar uma impressão positiva de seu governo com abertura de concurso público, entrega de Unidade de Saúde, ampliação de creche e outras realizações, surge no mercado político o ex-prefeito Zé Louquinho fazendo campanha largada pela cidade afirmando que está de volta ao jogo eleitoral. Ah! E na Câmara, o vereador André Monteiro segue arrepiando denúncias e prometendo dias piores para a administração.

 

Luz própria
A semana seguiu com novidades na ‘dança dos partidos’, com o vereador Nelson Pinheiro – Gordo da Vila Batista, supostamente espalhando aos quatro ventos de Cruzeiro que está de malas prontas para debandar do PL. Comenta-se que ele não está curtindo o festival de grandes nomes no partido, muito menos o destaque que o Paulo Vieira, o “homem das faculdades” e líder local do PL, tá dando para o professor Iago, seu parente.

 

‘Batendo da cangalha’
A sessão da Câmara de Cruzeiro esta semana foi digna de novela das nove! O vereador Paulo Filipe não só distribuiu indiretas na tribuna como também usou uma camisa do União Brasil por baixo do seu paletó. Parece que a intenção foi alfinetar Diego Miranda na manobra que tomou o partido de suas mãos.

 

Vendendo lotes na planta
Rolou nos balcões da Pão Quente, de Cruzeiro, que Diego Miranda anda gastando energia antecipada para lançar sua candidatura a prefeito. Falaram que ele está na cartada do ‘tudo ou nada para tentar virar o jogo’, chamando até alguns secretários de Thales Gabriel para um “cafezinho” especial com propostas abertas de futuros postos no seu eventual governo. Importante: se recusar agora, não adianta chorar…

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?