Bastidores da Política

Posse Cachoeira (72)‘Saia justa’
Cresce a expectativa dos eleitores de Cachoeira Paulista quanto ao futuro da vida política do presidente da Câmara, Breno Anaya, em face do estilo feudal de governo do prefeito Edson Mota. Por ser o mais jovem com assento no Legislativo, admiradores de Anaya temem que ele conduza sua administração na Casa de Leis regada às concessões de Mota e tenha uma saída desonrosa da vida pública…

Por esta ninguém…
…esperava Corre na boca pequena que a administração pública de Cachoeira pode ganhar um acompanhamento especial e presencial de caráter permanente dos auditores do Tribunal de Contas, no mesmo formato que ocorreu em Potim. Segundo informações veladas, devido a uma série de denúncias, o órgão deverá solicitar até março um espaço para instalação de um posto avançado de fiscalização na Prefeitura de Edson Mota. Por esta, disseram que ele não esperava…

Cara ou coroa?
Ventos dos corredores da Câmara de Lorena dão conta que os vereadores dividem opiniões sobre eventuais mudanças no regimento interno, com relação ao projeto de Pedro da Vila Brito, que reduz o prazo de resposta do Executivo aos requerimentos aprovados em plenário. Segundo a especulação, a nova proposta está sendo vista como ‘casca de banana’ para o prefeito escorregar. Perguntem ao Vandinho!

Sete a quatro
O mercado político de Guará aposta que a nova Câmara estará dividida em apenas duas alas. Sete vereadores na defesa de Marcus Soliva contra quatro defendendo a bandeira arriada de Argus Ranieri. Se ocorrer de ‘um’ dos governistas pular a cerca, digo, mudar de lado, um dos quatro ‘mosqueteiros de Ranieri’, já sinalizou a possibilidade de vestir a camisa do governo. Pelo menos esse é o discurso ouvido em um dos setores do final da Jacques Félix!!!

Marcio e Pedro 2Tiro certo
Enquanto os novatos da Câmara de Guará ainda ‘ajeitam’ as mobílias em seus gabinetes, os mais experientes se articulam para a primeira temporada de sessões, a partir do próximo dia 7, sob as lentes do mais votado em 2 de outubro, Marcio Almeida, convidado pelo gabinete da Jacques Félix para ser o porta-voz de Soliva no Legislativo.

E por falar em sessões…
…em Guará – entre o tom saliente de Ney, a Sapiência de Fabrício, o sossego de Décio e o sorriso ‘colgate’ da Tia Cleuza, a especulação política aposta em temperatura máxima na apresentação dos projetos, já que os peemedebistas montaram um ‘laboratório de arquitetura’ política nos gabinetes, com a nomenclatura de assessoria ‘especial’. Perguntem ao Antonio José!!!

Odorico Paraguaçu…
…às avessas – Enquanto na novela o ‘Bem Amado’, o personagem em questão torcia para alguém morrer para inaugurar o cemitério, disseram que em Canas, o prefeito Lucemir do Varal faz o contrário: na falta de lugar para enterrar, está torcendo para ninguém morrer…

Vereadores Aparecida câmara (19)Perguntar não ofende
Se quando o vereador de Aparecida, Elcinho Ribeiro, esteve recluso (preso) em 2014, a Câmara não teve a iniciativa de cassá-lo, agora que saiu sentença condenatória com cadeia para quase todos envolvidos, os nobres vereadores vão fazer o dever de casa, seguindo a indicação da própria Justiça? Com a palavra, Adilson Boi na Brasa!!!


Na velocidade dos fatos

Em ritmo de Isael Domingues e com apenas três semanas de governo em Pindamonhangaba, os integrantes da equipe do novo prefeito vão mostrando porque vieram. Entre as dificuldades o ‘incidente’ da gravação envolvendo supostamente o chefe de gabinete, Fabiano Vanone (‘bombardeado’ nas redes sociais e questionado pelos vereadores), a operacionalidade do Nilson Luiz frente a subprefeitura de Moreira César, os holofotes positivos do Esporte – leia-se Everton Chinaui – com atletas em projeção nacional e, entre outras que já se destacam, o poder realmente de ‘integração’ de Ricardo Piorino (vice e secretário de Governo), nada mais oportuno que alguém com eficiência e destreza para escrever a história desta administração que assumiu a responsabilidade de quebrar os paradigmas da ‘velha guarda’- moção de aplausos à nova presidente da Fundação João Romeiro, Jucélia Batista Ferreira, por focar as páginas da Tribuna do Norte na velocidade dos fatos!!!

isael-pinda-secretarios-46O guerreiro gentil
Com o mesmo tom sutil e conciliador da posse, o prefeito Isael Domingues tem levado sua administração nestas três primeiras semanas. Quem acompanhou a trajetória de um político com as mesmas características que passou há tempos pelo gabinete, locado na época no Palácio Dez de Julho e que hoje governa de outro Palácio, pode não querer apostar, mas arrisca num palpite, que se Domingues não mudar o discurso, ele vai longe.

O que temos para o…
…momento – É conceito entre várias lideranças ligadas ao gabinete do prefeito Fábio Marcondes e ao próprio Legislativo de Lorena, que o plenário da Câmara pós recesso, estará constantemente dividido em três blocos. Para melhor compreensão, os vereadores governistas (em sua maioria), que devem pontuar contra a minoria de ‘esquerda’; entre estas duas realidades ideológicas, outra minoria apelidada de ‘centrão’, que dependendo do que estiver em jogo, digo, em votação, deverá decidir o lado do ‘aporte’. Segundo os cientistas locais, num terreno dividido como este, apesar da predominância palaciana, faz sentido os comentários das rodas políticas, a coexistência de três presidentes num só biênio: o de direito, o de fato e o ‘ardiloso’!!!

fabio novoMudança de comando
O período de mudanças na administração Fábio Marcondes não encerrou esta semana com a divulgação da reformulação de cargos e nomeações de secretários. Além de outros nomes que serão agregados ao governo num segundo momento, ele vai anunciar com quem (dois ou três nomes) e qual será sua participação na futura mesa diretora da Santa Casa de Lorena. A expectativa ‘destes nomes’ está movimentando o ‘alto clero’ nestes dias em que se define o novo comando da unidade hospitalar, em cumprimento as normas e adequações sugeridas pelo Tribunal de Contas.

Sinal de alerta!!!
A Câmara de Guaratinguetá se prepara para receber nos primeiros dias de fevereiro o projeto do Executivo que versa sobre a criação dos novos cargos, segundo o gabinete, necessários para atender as necessidades da nova administração. A proposta nem chegou à Casa de Leis e o assunto já está sendo polemizado pelos peemedebistas, que prometem barrar as contratações. Na ‘prova dos nove’, todos sabem que quatro votos não são suficientes para barrar projetos, o problema, segundo a boca pequena, é que ‘alguns’ governistas, aparentemente descontentes, ameaçam formar coro com os indiferentes. Seria o primeiro ‘teste drive’ do Legislativo‼!

Soliva Atos“Bem me quer, mal…
…me quer” A julgar pelo teor da coletiva de imprensa do prefeito Marcus Soliva na manhã desta sexta-feira, além da força-tarefa da limpeza anunciada para toda cidade, envolvendo o contingente de todas as secretarias operacionais da Prefeitura, a cidade está com superávit no ‘mundo da bola’. Segundo o ‘zum-zum-zum’, num processo de múltipla escolha com vagas apenas para duas agremiações, Soliva está na base do ‘bem me quer… entre Manthiqueira, Guaratinguetá e o ‘fantasma’ da Esportiva, rondando o endosso municipal… Façam suas apostas!!!

As perguntas que não…
…querem calar Qual o valor que está sendo negociado na terceirização da água’ de Potim? Desta a vez a Câmara vai ter participação nas negociações?

Aviso aos navegantes
O ex-vereador e empresário Luiz Fernando de Almeida, responsável pela reestruturação da Câmara Municipal de Lorena durante a Legislatura passada, desembarca dos Estados Unidos nesta terça-feira. Ele retorna à cidade após um período de estudos e capacitação profissional no exterior, e chega com a corda toda para processar quem andou falando demais durante seu ‘até breve da política’, que pelo jeito acabou!!!


Em Alta
A Câmara Municipal de Pindamonhangaba, sob o comando do presidente Carlos Eduardo, o Magrão, que não tem medido esforços para se reunir extraordinariamente em apoio a novas medidas de ajustes administrativo do prefeito Isael Domingues, mesmo enfrentando a represália de uma representação dos funcionários públicos, como ocorrida na diminuição dos cargos.

Em Baixa
O vereador Elcio Ribeiro do PR, condenado em primeira instância por crime no envolvimento ‘na máfia’ da feira livre de Aparecida. Em 2014, ele foi alvo da Operação Leviatã, que prendeu vários envolvidos em atitudes fraudulentas na comercialização de espaço, entre eles, o ex-secretário de Desenvolvimento da Prefeitura, João Luiz Mota, o Dão!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?