Condenados por venda irregular de espaços na feira, Elcinho e mais cinco tentam reverter decisão

Justiça afasta vereador e decreta prisão de ex-secretário por envolvimento em esquema clandestino; investigação rastreou grupo na operação Leviatã

Um dos principais alvos da operação Leviatã, o vereador Elcinho Ribeiro foi afastado, após decisão judicial, que determinou prisão de cinco (Foto: Arquivo Atos)
Um dos principais alvos da operação Leviatã, o vereador Elcinho Ribeiro foi afastado, após decisão judicial, que determinou prisão de cinco (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Aparecida

A ordem judicial que determinou o afastamento e a prisão do vereador Élcio Ribeiro (PR) deixou um rastro de interrogações na política da cidade. Elcinho, como é conhecido, foi condenado a três anos em regime aberto e perdeu o cargo no Legislativo. Além dele, o ex-secretário de Indústria e Comércio, João Luiz Mota, o Dão, também recebeu o decreto do Judiciário e foi condenado a 16 anos e 7 meses de prisão em regime fechado. Eles podem recorrer.

Outras seis pessoas foram condenadas por envolvimento em um grande esquema de venda irregular de espaços na feira livre de Aparecida, descoberto em 2014, durante operação batizada de Leviatã. Os radialistas Arthur Filho e Luiz Carlos Mendonça, da Rádio Monumental, foram condenados a 16 anos de reclusão.

O advogado de defesa do vereador Elcinho, Dr. Jefferson Monteiro, contou que a decisão pegou seu cliente de surpresa.

Ele contou que já apresentou um recurso junto ao Tribunal de Justiça e o Tribunal Regional Eleitoral e aguarda pela decisão. “O promotor de Justiça pediu a absolvição do vereador Élcio. Ele alegou que não há prática de nenhum crime por parte do vereador. Nós temos uma decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de janeiro de 2015 já transitada e julgada determinando que o vereador permaneça até o fim do seu mandato. Infelizmente a juíza, no nosso entender num ato ilegal, passou por cima da decisão e determinou novamente o afastamento”.

Elcinho recebeu a notificação de afastamento da Câmara na noite da última quarta-feira, e desde quinta-feira não faz parte do quadro de vereadores.

Ele foi questionado sobre a denúncia de venda irregular de espaço na feira de Aparecida, porém, preferiu não se pronunciar. “Eu não posso nem comentar com relação a isso porque corre em segredo de justiça. Estou falando do caso que entramos com recurso. Como a matéria está em segredo eu não quero nem responder”.

Com o afastamento de Elcinho, a primeira suplente do PR Márcia Filippo vai assumir a cadeira. Atual secretária de Turismo em Aparecida, ela revelou que existe a possibilidade que assuma o cargo e peça afastamento para se dedicar à secretaria. Se isso acontecer, Waldir Siqueira, o Zóinho (PR), deve entrar como segundo suplente.

“Nós convocamos a Márcia na quinta. Como ela tem um prazo de 72 horas para se apresentar, ela tem até segunda-feira. Nós vamos ver se ela assume em definitivo ou se assume e pede afastamento para voltar ao cargo de secretária”, contou o diretor geral da Câmara, José Geraldo de Souza.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?