Bastidores da Política

Por conta do Nei
O projeto de diminuição da gratuidade de setenta para sessenta anos nos ônibus urbanos de Guaratinguetá ganhou desdobramento esta semana da Câmara Municipal. Segundo a crítica local, o assunto ‘gratuidade’ é filme repetido no repertório do Nei Carteiro; tomou pau em seu primeiro mandato e agora novamente com um agravante, o projeto nem sobreviveu o crivo das comissões. Ah! concluíndo a sessão desta quinta-feira, Nei acabou levando um ‘break’ do presidente Celão, quando tentou requentar a ladainha do projeto mesmo barrado por inconstitucionalidade!!!

Cadê o dinheiro que…
…estava aqui? A taxa, ou melhor o dinheiro da CIP – Contribuição de Iluminação Pública de Guará foi assunto na Câmara na sessão de terça-feira, por ocasião do ‘homem forte’ da EDP Bandeirante Energia ter comparecido à Casa para prestar esclarecimentos. Entre os questionamentos de que o ex-prefeito teria feito com o valor arrecadado, já que nenhum investimentos específico com este recurso foi constatado na cidade, o presidente Celão sugeriu uma medida simples e eficaz para saber em que ‘armário’ foi parar a grana: abertura de uma CEI!!!

ErnaldoSamba do ‘crioulo doido’
O prefeito Ernaldo Marcondes retirou o projeto que pedia autorização à Câmara de Aparecida, para repassar R$200 mil a Escola de Samba da Vila Maria, como incentivo à agremiação por ter divulgado os ‘300 anos de aparição da imagem da padroeira’, durante o Carnaval deste ano. Parece que a iniciativa deu efeito contrário na opinião pública, repercutindo nos vereadores, que desde o início de janeiro, mantinham o projeto engavetado em uma das comissões.

Planejamento em xeque!
E por falar em CEI, rola pelos corredores da Câmara de Guará que uma investigação na secretaria municipal de Planejamento não está descartada. Com a quantidade de problemas encontrados pela nova administração ao assumir o setor, com os indícios de um suposto ‘feudo de influências’ em deliberações, comenta-se que já somam entre os vereadores assinaturas necessárias para passar a limpo uma das pastas mais importante da Prefeitura.

Bloqueio
É voz corrente no mercado político de Lorena que o ‘meio de campo’ da Câmara está fechado para as manobras da oposição. Pelo andar da carruagem, com 9 votos garantidos a favor da governabilidade, dificilmente deverá passar manobras do ‘barulhento’ que possa respingar na administração Fábio Marcondes, principalmente se depender de maioria simples na votação. Há quem diga que a situação favorece o presidente da Casa Vademilson, o Tão, que se livra do voto de desempate. Ao que tudo indica, já sacou que na ‘sombra de eucalipto’, nada sobrevive…

Corda bamba
Ventos da Justiça de Aparecida dão conta que em 15 dias as ações eleitorais que ameaçam a estabilidade dos mandatos de Erica Soler, de Potim; Ermaldo Marcondes, de Aparecida e Jonas Polidório, de Roseira, deverão estar concluídas em primeira instância. Independente de alguns destes prefeitos ‘cairem’, o mercado político já está cheio de ‘combustível’ para novas eleições.

thales gabrielCorda Bamba II
Se no eixo Aparecida-Roseira-Potim a situação dos prefeitos é de instabilidade, em Cruzeiro a coisa é pior. De acordo com os cientistas locais, a candidatura de Thales Gabriel corre risco por dois motivos: contas rejeitadas da campanha e a suposta irregularidade do vice, Dr. Davi, que atendeu na rede pública de saúde no período em que deveria estar desincompatibilizado dos cofres municipais. Perguntem ao Candidato derrotado Sérgio Antonio!!!

EDSON MOTACorda bamba III
Já que o assunto é perda de mandato, Cachoeira Paulista não foge à regra. A julgar pelas ações que seguem no Tribunal Regional Eleitoral, o prefeito Edson Mota não tem garantia da conclusão de seu mandato em 2020. Disseram que se puxar a fita, digo, a lista de processos no Tribunal de Justiça, a situação é mais nebulosa ainda. Acreditam seja por isso que sua primeira ação como prefeito empossado foi a contratação de um escritório de advocacia da Grande São Paulo, ao custo de mais de R$ 1 milhão, provavelmente para cuidar de sua defesa. Segundo a boca pequena, “às custas dos contribuintes locais”.

A hora da verdade
E por falar em chefe de gabinete, a Câmara, ou melhor, os vereadores que compõem a CEI que investiga o vazamento de mensagem de voz (via WhatsApp) contendo ofensas ao povo, ao vice-prefeito e a classe política de Pinda aceitaram o adiamento da oitiva para o próximo dia 6, oportunidade que ele, Fabiano Vanone, terá de apresentar sua versão no caso, antes que o relatório seja enviado para votação. A pergunta que não quer calar – Se hipoteticamente a Câmara achar culpa no chefe de gabinete, quem vence a ‘queda de braços’: os vereadores ou o ‘QI’ – quem indicou???

Isael Pinda secretários (46)Expectativa popular
O prefeito Isael Domingues foi novamente assunto nas principais rodas políticas de Pinda esta semana. Em primeiro momento pela renúncia do consórcio que mantém o atendimento do SAMU à população, e para completar, sua completa omissão com relação ao ‘calvário’ de seu chefe de gabinete Fabiano Vanone, alvo de CEI na Câmara. De acordo com os especuladores do pedaço, já passou da hora do prefeito vir a público com um pronunciamento oficial sobre o assunto.

Acomodação
Com a necessidade de aumentar o poder de respostas da administração, o prefeito Fábio Marcondes aceitou a transferência do Dr. Lucio Mauro Tunice da secretaria da Educação para Assuntos Jurídicos da Prefeitura. O conhecido professor Júlio César Brebal foi apresentado a equipe da Educação como novo secretário em Lorena.

Fábio Marcondes (18)Rádio peão
A notícia que o prefeito Fábio Marcondes garantiu com o financeiro da Prefeitura 40% de acréscimo nos vencimentos dos Guardas Municipais de Lorena foi recebida com festa na corporação. O projeto, que ainda recebe os detalhes formais da lei especial da categoria, ainda tem de passar pela Câmara para chegar nos holerites dos agentes que trabalham em apoio a segurança. Os mais otimistas acreditam que neste caso, os vereadores que fazem parte das Comissões não vão dar ‘chá de gaveta’ para encaminhamento para votação, a exemplo do que autoriza concessões para locação de boxe no Mercadão. Ou será?!?!

Não convidem para…
…a mesma picanha. O Ministério Público de Cachoeira Paulista e o prefeito Edson Mota, principalmente se for para fazer um check list dos itens do acordo para melhorias da saúde municipal que não foram cumpridos pela administração!!!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?