Meu filho grita sempre quando contrariado! O que fazer?

O tom alterado de voz denuncia emoção em desequilíbrio, neste caso traduz expressão de desacordo e frustração.

Mas como você têm conduzido essa comunicação? Você, de modo reativo, altera também o seu tom de voz? Se sim, perceba, o seu filho tem definido a partir do próprio comportamento a comunicação de sua casa!

O que te proponho aqui é modelo de conduta! Como pode ser funcional sugerir controle em permanente postura de descontrole?

Então te aconselho discutir o assunto que gerou o conflito somente quando o tom de voz for reduzido, antes disso informe apenas que “aos gritos” não conversará. Quando a criança se mostrar em melhor condição para esse diálogo, fale no tom que gostaria que fosse também o dela. Seu filho perceberá o quanto seus excessos diferem do ambiente e o quanto seus gritos de aparente intimidação e raiva impedem sua comunicação, uma vez que não há negociação e nem diálogo quando mantém uma postura de descontrole.

Durante o comportamento de gritos não o recrimine, silencie. Quando possível dialogar diga: “entendo que ficou bravo, você pode ficar bravo, mas isso não te dá o direito de gritar comigo”!

Entenda, seu filho é uma criança e conter impulsos comportamentais não é uma tarefa fácil, ajude-o a encontrar formas saudáveis de lidar com essa emoção, seja você o modelo do controle que deseja que também seja o dele!

Meu nome é Márcia Freire, sou psicóloga clínica formada há onze anos e minhas principais demandas de intervenção são comportamentos de oposição infantil e suporte materno. Atendo também outras demandas, dentre elas, demandas de inclusão. A partir desta data estarei por aqui trazendo temas de reflexão materna e dicas de manejo de comportamento infantil. Que o conteúdo te acrescente, mas que você o leia sempre alinhada ao que lhe é próprio, para que desse modo eu seja ferramenta de encontros, descobertas e reinvenção. Conte comigo!

 

Contatos:

(12) 99124-4834

instagram.com/mafreirepsi

CRP: 100/286

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?