São Sebastião surpreende e vacina pessoas a partir de 18 anos com comorbidades contra Covid-19

Hospital das Clínicas de São Sebastião, que recebe pacientes de Covid-19; ampla vacinação (Foto: Reprodução PMSS)

Da Redação
São Sebastião 

A Prefeitura de São Sebastião surpreendeu ao anunciar que começou a vacinar contra Covid-19 para pessoas a partir de 18 anos, com comorbidades. Segundo a administração municipal, a cidade é a primeira do Brasil a vacinar moradores nessa faixa etária. A imunização está sendo realizada em todas as unidades de saúde.

O município chegou a ser alvo de polêmicas sobre dificuldades com a estrutura no combate à doença, com notícias de falta de oxigênio no início deste ano. Uma ação apresentada pelo Ministério Público de São Paulo cobrou o Hospital das Clínicas da cidade a administração a comprar cilindros de oxigênio para atender a demanda dos pacientes internados com a Covid-19, após processo que apontou até mesmo relatos de funcionários revelando o problema, em janeiro.

Quatro meses depois, com o anúncio do avanço, o secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, garantiu que o município é referência no planejamento e logística de imunização contra à Covid-19, sendo a única cidade do Brasil a abrir a campanha de vacinação para obesidade mórbida e outras comorbidades para pessoas acima de 18 anos, além de ser a primeira no estado a imunizar portuários.

O Ranking de Aplicação por Distribuição do Plano Estadual de Imunização de São Paulo, aponta que a cidade aplicou cerca 92% das vacinas recebidas, entre Coronavac e Astrazeneca. Entre as comorbidades atendidas na nova fase de vacinação estão: cardiopatias crônicas, imunossuprimidos, doença renal crônica, cirrose hepática, doença cerebrovascular e pneumopatias crônicas graves, gestantes e puérperas de alto risco e quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?