Política a conta-gotas…

Contagem regressiva

Arilson Santos

Rolou no cafezinho do Ponto Chique, esta semana, que tem gente de dentro e de fora da Câmara de Guaratinguetá contando os dias de Arilson Santos na presidência. Segundo a patuleia política, a informação torna-se dúbia, por não definir se as expressões são de lamentos ou alegria? De qualquer maneira, faltam 175 dias para ele cair na vala comum do plenário…

 

 

Contagem regressiva II

Com vários nomes cotados no mercado eleitoral de Guará, o pré-candidato a estadual Regis Yasumura tem 85 dias para subir seu potencial de votos acima da margem de corte de seu partido, o PL. Segundo os cientistas da Praça, até os supostos adversários políticos da cidade estão torcendo e incentivando para que ele seja eleito, visando, é claro, desocupar a área na eleição de prefeito. Ah! Falam ainda que não caiu a ficha da Dani Dias, que anda apoiando os concorrentes de outras cidades.

A hora dos votos

O cenário eleitoral para 2024, em Cruzeiro, deverá passar em parte pela eleição de 2 de outubro. Alguns vereadores e prefeituráveis terão a oportunidade de demonstrarem potencial de votos como candidatos, ou até mesmo apoiando deputados que estão passando pela cidade nesta temporada – não vale Bertaiolli, Márcio Alvino e outros parlamentares que contam com a simpatia do prefeito. Perguntem ao Diogo Miranda!!!

 

E por falar em 2024…

Marco Aurélio
Juarez Juvêncio

…engana-se quem pensa que o número de postulantes à cadeira de Thales Gabriel não esteja crescendo entre as lideranças de Cruzeiro. Juarez Juvêncio, que já fez uma boa aparição nas eleições passadas, vem com tudo nesta próxima; o ex-vereador Marco Aurélio parece que está de conversa afinada com lideranças e partidos, e com certeza, é promessa de candidatura majoritária. Tem um grupo de saudosistas falando até em aproveitar o prestígio de Celso Lage como vice numa chapa que reúne médicos e empresários.

 

 

Nova ‘minissérie’ na

…Câmara de Lorena Quem tem acompanhado a nova ‘minissérie’ da política ‘inter-relacional’ da Prefeitura e Casa de Leis nem imagina os capítulos vindouros. Após a crise  de ciúmes nos bastidores dos poderes, que gerou atritos entre o prefeito Sylvio Ballerini e o presidente Fábio Longuinho, seguido da queda de Maurinho Fradique na liderança do Executivo no Legislativo e, consequentemente, a rejeição do substituto – Elcinho Vieira – batendo todos os recordes no ambiente interno entre os vereadores, e externo, com a população (que automaticamente por lembrar situações do passado), o que era para ser apaziguado quase que instantaneamente, inflamou e formou uma ‘ferida’.

 

Cenas dos próximos…

Mauro Fradique
Elcio Vieira Junior

…capítulos Seguindo o enredo da ‘minissérie’ dos poderes em Lorena, a temperatura, que já esquentou na estreia do novo líder na Câmara, deverá ferver ainda mais. ‘Abrindo aspas’ para o esquenta em plenário: Elcinho lembrou Maurinho Fradique do golpe financeiro que o Tio Samuel aplicou e, recebendo de troco, vários adjetivos verbais – quase em vias e fatos com o ex-líder. Segundo o pessoal da Praça, a julgar pela movimentação dos últimos dias nos corredores da Casa, Sylvinho praticamente deixou de ser o protagonista principal desta trama de ‘amor e ódio’, uma vez que o novo líder acabou se posicionado na alça de mira dos atuais inquisidores do Legislativo. Pelo que se ouviu reservadamente em alguns gabinetes e no corredores, deve ter cassação de mandato pela frente, mas não do prefeito.

 

Tribunal de Justiça

Os ex-prefeitos de Aparecida, Ernaldo Marcondes e Dina Moraes estão sendo relembrados no mercado político nos últimos dias. O Tribunal de Contas rejeitou o ano administrativo de 2019, período em que a dupla compartilhou o comando da cidade. Comenta-se que TCE fez um festival de apontamentos com requinte de irregularidades, somadas improbidades e, pelo que se ouviu de vários vereadores, a votação deve ser unânime para manutenção do parecer do órgão recomendando a rejeição.

Plataforma ampla

Não é novidade à ninguém em Pindamonhangaba que o prefeito Isael Domingues está se mobilizando para que seus padrinhos Marcio Alvino e André do Prado sejam os mais votados na cidade; e que ainda sobre muitos votos para outros deputados que ajudaram sua administração. Segundo ele, uma questão de gratidão. O que não está muito claro ao mercado político é o surto de prefeituráveis, ávidos pela bênção da sucessão convivendo num só espaço, ou seja, na própria Prefeitura…

Muitos caciques

Ainda sobre a diversidade de prefeituráveis ‘na cozinha’, digo, na Prefeitura de Pindamonhangaba, observam que a maratona do vice, Ricardo Piorino, segue o ritmo da atual administração – acelerada e dinâmica. Rumores de postulantes à sucessão como Nilson do Distrito, Roderley Miotto do Desenvolvimento Econômico, Magrão – que apesar de vereador dá seus ‘beliscões na Prefeitura’ e, entre outros, até a Marcela Flanco, tem deixado a patuleia política em dúvidas. Aliás, dúvida é o que não falta! Inclusive após os comentários de que Isael Domingues tem uma ‘carta na manga’, quer dizer, um nome preservado para o momento oportuno. Disseram que este assunto ‘tem matado’ o João Carlos de curiosidade…

Perguntar não ofende

Ainda sobre Pinda, o que será que levou o vice-prefeito Ricardo Piorino a retomar o atendimento presencial na subprefeitura de Moreira César?

“Me ajuda a te ajudar…”

A passagem do pré-candidato a deputado estadual Antônio Carlos por Lorena e região, esta semana, ascendeu ainda mais as intenções para o pleito municipal. Em visita à doutora Rita Marton, uma possibilidade positiva de apoio à sua candidatura agora em 2 de outubro e uma proposta de retorno em 2024, quando a médica pensa em prefeiturar.

 

Conexão

Ortiz Junior e Fabio Longuinho

A comemoração dos 40 anos do Jornal A Notícia de Cruzeiro, ocorrido na última quinta-feira, reuniu um grupo considerável de políticos e autoridades de toda a região. Na hora das homenagens muitas parcerias foram expostas, entre elas a do presidente da Câmara de Lorena, Fabio Longuinho, com o deputável Ortiz Junior, de Taubaté. Como em eleição as projeções partem de possibilidades precoces, quem sabe a dupla não esteja formando chapa em 2026…

 

 

 

 

O que muitos querem saber

É realidade ou apenas alegoria, do mercado político de Guaratinguetá, que o prefeito Marcus Soliva, assim como muitos projetos que vão além de seu mandato, tem também dois planos pré definidos para sua sucessão? Só para complicar, indagam que ele põe um na foto, mas sua aposta segue na discrição…

 

Checklist dos recursos da Agricultura na região

Prefeito Sylvio Ballerini, Eder Billota e deputado Itamar Borges no Atos no Rádio

Esta semana o secretário estadual da Agricultura e deputado Itamar Borges passou pela região para checar os incentivos do Estado através de sua pasta. Itamar, que se afastou da secretaria recentenmente para concorrer às eleições, fez questão de conferir in loco as pavimentações de inúmeras estradas vicinais, convênios que cederam viaturas para segurança do campo, os implementos agrícolas, tratores; maquinários pesados como retroescavadeiras, patrol, caminhões e mais uma série de benefícios. Em Lorena, recepcionado por Sylvinho Ballerini, visitou a redação do Atos e juntos prestaram contas de aproximadamente R$ 1 milhão destinados ao município. Diversos políticos da região acompanharam a visita do secretário, em respostas à atenção que tiveram não somente dele, como a do governador Rodrigo Garcia.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?