Pesquisa Jornal Atos/ASN aponta vantagem de Piorino sobre Vela e Torino

Segundo levantamento da corrida eleitoral de Pinda tem liderança de governista e indicação de eleitores a oitenta dias da definição em 6 de outubro

Da Redação
Pindamonhangaba

A disputa pelo cargo de prefeito em Pindamonhangaba deve entrar no período oficial, a partir de 16 de agosto, acirrada. É isso que aponta a mais nova pesquisa oficial realizada pelo instituto ASN Opinião Pública em parceria com o Jornal Atos. Candidato da situação, o atual vice-prefeito, Ricardo Piorino (PL), lidera a disputa na cidade.

Registrado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00849/2024), o levantamento, em sistema quantitativo, ouviu quinhentos eleitores acima dos 16 anos entre os dias 12 e 14 de julho, com perguntas para pesquisas espontânea, estimulada e ainda a de rejeição. A margem de erro de 4,4 pontos com confiabilidade de 95%.

A amostragem foi realizada pela ASN Opinião Pública com subdivisão por quotas representativas do eleitorado, em gênero, faixa etária, escolaridade, renda nominal mensal domiciliar e bairros. As fontes de dados foram baseadas no TSE e no IBGE (Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico).

O levantamento aponta as preferências atuais a 81 dias (data referente à liberação dos dados) das eleições do 6 de outubro, quando serão eleitos prefeitos e vereadores dos 5571 municípios.

Na primeira pesquisa Jornal Atos/ASN, (em fevereiro, a cidade foi foco do levantamento Jornal Atos/Paraná Pesquisas) Piorino apresenta números favoráveis quanto aos adversários. Com 28,8% na estimulada, o atual vice-prefeito aparece com vantagem de 8,2% para o pré-candidato do PT, Herivelto Vela, que aparece com 20,6 da preferência dos entrevistados.

O mesmo levantamento traz ainda o nome dos pré-candidatos Paulo Sérgio Torino (PSD) e Giovanni Nicoletti (NOVO).

Entre as curiosidades, a pesquisa espontânea, onde não há apresentação de nomes aos eleitores entrevistados, conta com citações ao atual prefeito Isael Domingues (PL), que não pode mais se candidatar, e de Vito Ardito (PSD), ex-prefeito e que deve ser o pré-candidato a vice na chapa de Torino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *